O verão é a época que as pessoas mais se queixam de dificuldades para dormir e comer justamente por conta das altas temperaturas. Aliado ao calor, a prática de exercícios físicos acaba ficando de lado por falta de espaço na agenda. “Ao invés de ir pra casa direto do trabalho, pode-se aproveitar a temperatura mais baixa da noite para se exercitar e criar o hábito dos exercícios”, conta Saturno de Souza, diretor técnico da rede de academias Bio Ritmo, de São Paulo.

“A prática de atividade física ajuda não apenas a emagrecer ou trazer mais saúde, mas também melhora a qualidade de vida. Quem se exercita consegue dormir melhor, manda embora o estresse e tem mais ânimo para se alimentar”, diz Saturno.

O horário mais adequado para a prática de atividades físicas é individualizado e deve ser adicionado à rotina do praticante de forma a tornar-se um hábito e, o período noturno pode ser uma boa pedida, preferencialmente até três horas antes de a pessoa ir dormir, para evitar a insônia. Outro benefício do horário é que ele ajuda a fugir do trânsito e dos temporais típicos dessa época do ano.