Refrigerantes hidratam o corpo? Descubra aqui (e pense duas vezes)

refrigerante
Nós sabemos que refrigerantes são deliciosos (principalmente quando acompanham pizza, burgers e outros), mas leia atentamente o que temos a dizer a partir de agora. Se pudessem optar, muitas pessoas (e talvez até você mesmo) escolheriam refrigerantes em vez de água para matar a sede ou se reidratarem após os treinamentos. Vamos lá, ninguém poderia criticá-las, pois os refrigerantes são gostosos, parecem, de fato, saciar a sede e refrescar, não é mesmo? Quer tentar outra situação? Domingo de manhã, ressaca pesada da noitada de sábado. Você acorda estragado e corre para a geladeira buscando repor algum pouco de energia (e dignidade) com um belo copo de refrigerante e muito gelo. Parece familiar, admita. Porém, tenho péssimas notícias para você. Os refrigerantes estão entre as piores opções para se reidratar, apesar que você ja deve saber disso. Eles são preparados com quantidades enormes de açúcar – mais ou menos o equivalente a 10 colheres de chá (46 g) por lata. Por causa desse açúcar, os refrigerantes são absorvidos pelo organismo mais lentamente do que a água pura. O açúcar faz o líquido permanecer mais tempo no estômago, deixando menos água à disposição no organismo. Em vez de reidratar, os refrigerantes podem piorar a sensação de sede. Além disso, o açúcar pode provocar um pico de insulina, seguido de uma queda brusca de açúcar no sangue, reação esta que deixa a pessoa se sentindo cansada e fraca. Além disso, o açúcar dos refrigerantes é o xarope de milho rico em frutose, que não repõe o glicogênio com tanta rapidez quanto as outras fontes de carboidratos. Mas, e os refrigerantes sem açúcar? Eles contém adoçantes artificiais, e não açúcar. Mesmo assim são todos gaseificados e esse processo produz gases; e ninguém quer ter um estômago cheio de ar, especialmente na hora do treinamento. Diluir um refrigerante também não é uma boa escolha. Mesmo em concentração diluída, eles não oferecem benefícios. Portanto, no que diz respeito a reidratação, nenhum líquido – nem refrigerantes zero, diet ou light – mostrou-se mais útil do que a água pura ou uma boa solução de glicose e eletrólitos (como as bebidas esportivas).
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Sou nutricionista e cozinheira amadora nas horas vagas. Me especializei em Nutrição Clínica, Fisiologia do Exercício Avançada, obesidade e e Emagrecimento e por fim Alimentos Funcionais e Nutrigenômica (por enquanto...). Minha maior área de atuação é Obesidade. Já fiz aulas de culinária e me apaixonei por tudo relacionado à comida. Escrevo para alguns sites, revistas e dou entrevistas na Rede Globo Minas sempre que posso, falando sobre alimentação saudável. Também participei da primeira temporada do programa Perdas e Ganhos, no canal GNT.

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