A gente sabe que quando o verão acaba dá aquele bode em ir para a academia diariamente. Afinal, para alguns, a praia é o estímulo necessário que mantém os treinos em dia. Já para outros, o frio pode ser o elemento surpresa que derruba a preocupação com o shape.

Porém, é importante lembrar – afinal, você deve saber – que ter uma rotina de treinos e praticar atividade física regularmente oferece vários benefícios à saúde. “Muita gente pensa que academia só é interessante para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular. Mas não é só isso, os exercícios ajudam também na melhora da circulação sanguínea, no aumento do metabolismo e no fortalecimento do sistema imune”, explica Larissa Kussano, gerente técnica da Bio Ritmo academia, em São Paulo.

Segundo a especialista, atividades orientadas por um profissional também ajudam a prevenir doenças, melhoram a autoestima e a capacidade de aprendizado, promovem uma interação social e diminuem o estresse, ansiedade e depressão. Então, Seja qual for o motivo que conquista mais sua atenção do que os halteres (e as gatas saradas), isso está para acabar.

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Confira 10 dicas infalíveis para não desistir da academia.

/ Não faça mais do mesmo
Para algumas pessoas, puxar ferro pode não ser tão divertido. Descubra modalidades que combinem com você, como artes marciais, corrida, capoeira, etc. Qualquer atividade física é benéfica.

/ Dê mais importância ao treino
Coloque o exercício na sua agenda determinando um horário certo para ir à academia, tornando a atividade física um hábito que integra sua rotina, assim como uma reunião com o chefe ou o horário do almoço.

/ Divida para conquistar
Trace sua meta em etapas. Por exemplo, se quiser perder 10 quilos até as férias, determine o quanto deverá perder por mês para chegar ao peso ideal [o máximo saudável em 30 dias é até 5 quilos]. Dividir o objetivo é mais fácil de alcançá-lo.

Meça seus planos, parça!
Estabeleça metas reais, determinando uma frequência que caiba na sua rotina. Não adianta querer treinar seis vezes por semana se você tem uma rotina ocupada. Uma vez definidas, faça de tudo para cumpri-las.

/ Evolua com o tempo
Comece pelos exercícios mais simples e vá aumentando a dificuldade apenas quando perceber que entrou na sua zona de conforto. Em geral, o corpo leva 21 dias para se adaptar ao estímulo físico. Consulte sempre seu instrutor para saber como melhorar seu desempenho.

/ Anote tudo!
As academias realizam avaliações periódicas dos alunos. Aproveite esta oportunidade para descobrir os resultados de sua dedicação. Ao ver o quanto você já conquistou, terá mais empolgação para continuar treinando.

/ Jogue no Face!
Compartilhe suas metas e objetivos nas redes sociais. Dessa forma, terá apoio de amigos e pessoas que estão no mesmo caminho que você, mesmo nos momentos de preguiça.