Para você, cerveja boa é cerveja gelada, não é? Concordamos.
Só que existe um porém: nem todas as cervejas são produzidas ou recomendadas para serem bebidas trincando, como nós estamos acostumados a fazer. Falamos, prioritariamente, das artesanais e premium.

Claro, mais ressalvas devem ser feitas: harmonização não combina com praia e um baita sol de verão, você sabe. O negócio é matar a sede. Entretanto, quando o assunto é um happy hour ou um get together na casa dos brothers, caprichar no serviço de bar e lançar mão nos diversos tipos, estilos e famílias de cerveja é preciso. E cada um possui uma temperatura adequada para consumo. Vamos explicar.

Enquanto isso, confira a playlist que criamos com músicas para ouvir enquanto bebe cerveja!


   

/ FAMÍLIAS E ESTILOS DE CERVEJA

Para entender e respeitar a importância da temperatura adequada da sua cerveja é preciso conhecer os diferentes estilos pertencentes à 2 das 3 grandes famílias de cervejas produzidas até hoje: Ale Lager. Segundo o portal internacional Beer Advocatesão mais de 86 mil tipos diferentes de cerveja em todo o mundo. É muita cerveja! E esse número cresce a cada ano.  

CERVEJAS ALEs

São cervejas de alta fermentação com sabores e aromas mais complexos.

CERVEJAS LAGERs
São de baixa fermentação e possuem sabores e aromas que remetem às matérias primas utilizadas durante a produção das cervejas. 

E quando falamos em baixa ou alta fermentação significa o tipo de levedura (fungo) usado na produção da bebida. Cada fungo é fermentado a uma temperatura e isso fornece características muito particulares a cada cerveja, que são enaltecidas ou mascaradas com… a temperatura ideal na qual a breja é servida.

/ CERVEJA NA TEMPERATURA IDEAL

E como entender qual tipo de cerveja deve ser servido a determinada temperatura? “Bom, primeiramente, existe a indicação no rótulo da garrafa ou da lata”, explica Júlia Reis, beer sommelier da Sinnatrah Cervejaria-Escola, em São Paulo. Esse número é baseado em uma escala (que você confere abaixo) criada pelo beer hunter inglês Michael Jackson, autor de diversos livros especializados em cerveja.

temperatura_cerveja

E isso não é à toa. Cada cerveja é produzida com ingredientes pensados na sua experiência sensorial. Existem aquelas com especiarias, com aromas frutados, com sabores únicos. E a temperatura influencia seu modo de beber: Temperaturas mais baixas permitem que cervejas fracas sejam apreciadas pelo frescor, enquanto temperaturas mais altas permitem que os sabores e aromas mais complexos sejam percebidos.

Júlia sugere que para cervejas mais encorpadas e complexas, como uma IPA, por exemplo, o ideal é retirar da geladeira e esperar cerca de 5 minutos antes de servir. “Isso faz com que a bebida suba alguns graus na temperatura e melhore a experiência de paladar”, explica. Você pode, também, esquentar a taça com as mãos. “Muita gente faz isso e consegue captar sensações diferentes a cada gole.” inclusive, tome cuidado com as cervejas em lata. “Elas são ótimas para proteção à luz, mas quando falamos sobre as variações de temperatura, a embalagem é mais vulnerável.

Da mesma forma que a lata gela rapidamente, ela também esquenta. Essa variação também pode alterar gradativamente o gosto da cerveja, se repetido diversas vezes”, alerta Demian Salles, beer sommelier em São Paulo.

/ A CERVEJEIRA IDEAL PARA CONTROLE DE TEMPERATURAS

Para divulgar a nova cervejeira a Consul convocou ninguém menos que Zeca Pagodinho, profundo conhecer e amante voraz de cerveja. A ação ressalta um dos principais diferenciais do produto: a tecnologia que une o sistema frost free ao design moderno, garantindo um fluxo de ar que controla a temperatura interna e mantém todas as cervejas na mesma temperatura. “Ao trazer 5 níveis de resfriamento que variam de 5° a -4°C, a Cervejeira Consul é uma solução bem pensada para um problema muito comum na casa dos consumidores: os malabarismos na hora de gelar a cerveja. Além disso, o design inspirado nas grandes geladeiras de cerveja de bares e as cores amarelo, vermelho e titanium, prometem deixar qualquer Happy Hour em casa muito mais divertido”, afirma Pethra Ferraz, diretora de Marketing da Whirlpool Latin America. A cervejeira Consul+ tem capacidade para armazenar até 75 latas de 350 ml. Você pode encontrar no site loja.consul.com.br por R$ 2.299.

Confira o vídeo da campanha