4 coisas que você precisa para ter mais fôlego na corrida

corrida

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Se você é iniciante na corrida, sabe bem que manter o fôlego durante os treinos é um desafio. Os primeiros metros (para não falar quilômetros) parecem exaustivos. No entanto, algumas orientações fáceis de seguir ajudam a engatar um bom ritmo de forma mais tranquila. Com estas 4 dicas, você vai aprender a administrar sua energia e ir mais longe nas pistas!

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/ Faça o aquecimento

Antes de começar qualquer atividade física, tenha em mente que o aquecimento é um diferencial, tanto na prevenção de lesão como para manter o fôlego. O aquecimento aumenta a temperatura muscular e disponibiliza mais oxigênio para o músculo durante a fase inicial do exercício. Comece os 10 ou 15 primeiros minutos de corrida de forma tranquila. Aumente a velocidade só depois de sentir mais confiança. Seu corpo passa por várias adaptações nesse período que vai deixá-lo mais preparado para o resto do treino e, consequentemente, manter seu fôlego por mais tempo.

/ Não acelere demais

Tenha em mente sua velocidade de equilíbrio, aquela em que você consegue correr por mais tempo. Nós a chamamos de pace (ou ritmo). Geralmente, é contada em minutos por quilômetro (ou seja, quantos minutos você precisa para correr um quilômetro). Descubra o que é mais confortável. Essa velocidade vai permitir que você sustente seu esforço por mais tempo. Correr acima do seu pace e também do seu limiar anaeróbio fará com que seu fôlego diminua rapidamente.

 

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/ Não abuse nas passadas

Economize energia a cada passada. Como? Ajustando sua mecânica de corrida. Movimente os braços conforme seu ritmo e tente ter o mínimo de contato com o solo a cada pisada. Isso aumenta o desempenho na corrida.

/ Aposte no carboidrato

Uma dieta rica em alimentos à base de carboidratos (como pães, massa, etc), cerca de 30 minutos a uma hora antes do exercício, aumenta seu estoque de glicogênio, essencial para seu desempenho esportivo. você também pode consumir carboidrato em gel durante treinos para mais do que 90 minutos.

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Sou pai, corredor e bacharel em Educação Física pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Tenho trabalhos e pesquisas acadêmicas, como a coordenação do XXII Campeonato Universitário de Natação FMU e na área de Psicologia Esportiva voltada à praticantes de Meia Maratona e Maratona FMU. Participei da Pesquisa sobre Exercício, Recuperação e sono na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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