Receber os amigos em casa é uma das experiências mais bacanas que se pode ter, você sabe. Sem as confusões de baladas, preços exorbitantes por bebidas comuns e, claro, o clima intimista que pode proporcionar até mesmo alguns pontos com a mulherada. Mas antes de bancar o anfitrião da melhor festa que seus amigos vão participar, alguns cuidados e preparos são necessários para que você não pareça um cachorro em dia de mudança e consiga, tanto aproveitar a curtição como servir a galera sem maiores problemas.

Pensando nisso, criamos um checklist do anfitrião com dicas essenciais que vão desde o planejamento e preparação do ambiente até o dia após o caos (se tudo correr como esperado, lógico). Tome nota e seja o melhor anfitrião que seus amigos poderiam conhecer!

 

O planejamento

Pense no tipo de festa que pretende proporcionar. Quanto tempo você tem para organizar tudo? O menu precisa ser prático? Por exemplo, se a festa está marcada para um em dia que você chegará do escritório e os convidados um pouco depois, é melhor considerar opções mais fáceis e rápidas: pizza, salgados de forno e aperitivos são acertivos.

Decidiu cozinhar para a turma? Considere suas habilidades na cozinha (e não estamos falando das críticas que você faz assistindo ao MasterChef Brasil). Escolha um prato que tenha plena certeza como fazer e verifique anteriormente se tem todos os ingredientes suficientes. Por mais tentador que seja experimentar uma receita nova, é mais garantido algo que já tenha dado certo. Ah, e conte corretamente as porções para ninguém ficar sem.

1

Considere o espaço que você tem para os convidados se acomodarem na hora comer: se a casa for pequena, melhor optar por algo que seja possível comer de pé ou sentado no sofá.

 

Há alguém com restrições alimentares? Sempre bom (e educado) dar uma perguntada na hora do convite e lembrar no momento de montar o menu. Ter uma opção vegetariana geralmente salva algumas vidas, com o perdão do trocadilho.

Ok, mas e para beber? Depois do menu decidido, pense o que combina com o rango. Algumas sugestões para a pizza, vinho ou cerveja. Já o aperitivo pode casar legal com o uísque ou drinks à base de gin. Lembre-se sempre de ter opções não alcóolicas como água (com e sem gás), refrigerantes (normal e diet) e sucos naturais.

Já sabe onde vai servir os aperitivos? Pensou se há pratos e copos suficientes? Uma opção é comprar utensílios de plástico. Algumas marcas inclusive possuem acessórios laváveis e recusáveis, caso você queira economizar uma grana.

Reveja o que tem em casa, escreva uma lista de compras e vá no mercado com antecedência para não ter surpresas.

A PREPARAÇÃO

Faça uma faxina geral ou contrate alguém para o trabalho. Arrume um “canto do cigarro” perto de uma janela. Nem todo mundo curte fumantes, mas eles estão entre nós.

Organize o lavabo ou banheiro que será usado pelos visitantes: verifique papel higiênico, funcionamento do vaso e da pia, se há sabonete e toalha.

Ajeite em um aparador ou mesa uma bandeja com copos, um balde com gelo e pegador e algumas garrafas de bebidas previamente geladas. Se tiver uma champanheira ou cooler para deixa-las dentro, melhor ainda.

Deixe os aperitivos dispostos em pequenos potes pela casa com guardanapos por perto. Isso ajuda na circulação de pessoas e evita todo mundo espremido num lugar só.

A luz ajuda a criar o clima: para um jantar intimista, capriche nas velas (cuidado com cortinas e sofás). Se vai rolar um som mais intenso, ilumine bem o ambiente da pista de dança, mas reserve um espaço mais tranquilo para quem quer bater papo e fugir da sonzeira.  A sacada, talvez?

A EXECUÇÃO DA FESTA

Na hora marcada, esteja com tudo pronto: música, aperitivos, bebidas. A comida deve estar semi-pronta, de preferência apenas para esquentar. Quanto mais coisas prontas e arrumadas você deixar, mais conseguirá curtir a festa e menos terá de se preocupar. Lembre-se disso.

Caso o convidado não conheça mais ninguém na festa, introduza-o a algum dos grupos e faça-o sentir-se à vontade. Escolha por afinidades e enalteça-as na apresentação. Por exemplo, se ele for um fã de Star Wars, pergunte ao grupo que será apresentado se eles também gostam e o que acharam do novo filme. Pronto, o gelo já foi quebrado

 

Receba sempre os convidados na porta e mostre onde estão as bebidas. Se quiser, já leve com você algumas cervejas ou drinks e mostre onde podem encontrar mais.

Tudo que é bom chega ao fim. Para sutilmente encerrar a festa, diminua a música e acenda todas as luzes.

Leve os convidados que se retiram à porta, agradeça a visita e diga que espera revê-los em breve.