“God vs Men, Day vs Nigth”, a frase dita por Lex Luthor em determinada parte do filme revela muito do que se trata Batman VS Superman – Down of Justice. Colocar em oposição os dois maiores personagens da DC Comics no cinema era algo arriscado, afinal são dois mundos diferentes colidindo, mas eis que existe Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. A HQ publicada em 1986 é usada como matéria prima para a criação do filme, o embate mais esperado da história dos quadrinhos no cinema se dá graças a essa publicação. Porém, apesar de usar icônica HQ como base, o filme ainda é uma sequência de Homem de Aço (2013).

Batman VS Superman são personagens totalmente distintos, com ideias de justiça diferentes. Superman, o alienígena criado na terra, que tem como senso proteger o mundo de todos os males que aparecer. Aquele que tem como obrigação moral salvar a terra sem pestanejar. Batman vive na noite, o vigilante noturno que usa da inteligência e dinheiro para combater o crime, e que não mede esforços para que isso seja feito, deixando em dúvida várias vezes o seu sentido de moralidade – tão presente nos super-heróis.

O problema nessa questão – e no filme – é que não precisa de uma hora e meia para deixar isso claro. O grande defeito de Zack Snyder é estender algo que é obvio. O grande embate e o tão esperado momento do filme, a luta entre os dois, é construída de forma lenta, não que isso seja ruim no geral, mas acaba ficando cansativo. Ao longo das 2h33 minutos de filme você sabe que eles vão sair na mão, e ficar postergando isso com cenas que poderiam ser encurtadas tira um dos clímax do filme.

Batman vs Superman: Lex Luthor

È preciso de um parágrafo para falar da atuação de Jesse Eisenberg. A loucura pela loucura, isso é o que Lex Luthor traz ao filme, nada mais que um misto de sadismo e psicopatia pelo caos. O fato de ter um “Deus” como o salvador da terra perturba Luthor o filme todo. É impossível para ele aceitar que um extraterrestre seja a salvação da pátria. Para isso, ele usa de tudo ao alcance da visão para mostrar que Superman é fraco. Arquitetando de várias maneiras e preparando o terreno para o que, literamente, o circo pegue fogo. Eisenberg faz uma atuação que deixa bem claro o descontrole de um dos vilões mais importantes do homem de aço.

Trindade

Se existe um Olimpo dos super-heróis, é bem provável que as três cadeiras mais importantes são usadas por Superman, Batman e Mulher Maravilha. Não é muito difícil entender isso, afinal, um é o primeiro e o ideal máximo do que é ser um super-herói, o outro é referência maior de todos os vigilantes noturnos/justiceiros e a outra é primeira super-heroína da história. Não tem o que discutir, apenas aceitar. Ver os três reunidos em tela, juntos, é um momento que vai ficar na mente de muita gente por um bom tempo. Aqueles que acostumaram a ver isso apenas em HQs, videogames e desenhos animados, agora podem desfrutar desse momento na tela grande. É fantástico!

batman

 

Down of Justice (Origem da Justiça)

Além de mostra o embate entre Batman e Superman, esse filme tem como função expandir o universo da DC no cinema, algo que já tinha começado em Homem de Aço. Com um filme da Liga da Justiça batendo à porta, a primeira parte deste longa chega em 2017, sendo óbvia a importância deste filme para o inicio de tudo. O próprio nome já disse isso. A Liga vai acontecer, e apresentar isso foi um dos momentos mais importantes dos filmes.

Batman VS Superman é bom? Claro. Poderia ser melhor? Sem sombra de dúvidas. Por mais que o filme peque em algumas partes, ele não deixa de ser bom. Como disse, adaptar esses dois personagens em um filme só era arriscado, e por mais que o filme fosse ótimo, ainda sim, talvez, não seria suficiente. Pode ser que a expectativa nunca seja cumprida quando falarmos de Batman e Superman em um único longa.

Obs: Ah, Ben Affleck está excelente como Bruce Wayne, para aqueles que surtaram quando ele foi anunciado para o papel, meus pêsames.

Filme: Batman VS Superman – Down of Justice (Origem da Justiça)
Direção: Zack Snyder
Duração: 2h33
Elenco: Henry Cavil, Ben Affleck, Gal Gadot, Jesse Eisenberg, Amy Adams, Diana Lane, etc.