Quando o assunto é atividade física, alguns dos projetos mais populares da academia são os treinos de esteira. O equipamento pode se tornar seu principal aliado na busca por vida saudável e emagrecimento, claro.

Segundo Natalia,Bruzzone, professora de educação física  da rede de academias Smart Fit, para obter bons resultados nos treinos de esteira, além de ser necessário usar um tênis específico durante a caminhada e a corrida, é preciso manter uma boa postura, com ombros e costas em linha reta e o abdômen firme e contraído. “Dessa forma, você sempre pode progredir gradativamente as velocidades, respeitando os seus limites”, explica.

De acordo com a especialista, quando você está acima do peso, a execução dos exercícios de cardio tendem a ser mais difíceis. “Nestes casos, o indicado é optar por trabalhar com a esteira inclinada, que diminui o atrito e riscos de lesões e ao mesmo tempo consegue ter um gasto calórico alto”, explica.

Navegue pelas abas abaixo e confira três treinos de esteira para perder peso e cuidar da saúde criados pela treinadora da Smart Fit.

Treinos de esteira


/ 2 minutos de aquecimento 
/ 3 minutos de esteira com inclinação de 3%
 / 10 minutos de esteira com inclinação de 6%
 “Repita este ciclo duas vezes. A velocidade pode iniciar em 5km/h e ir aumentando enquanto você se sinta confortável”, explica Natalia Bruzzone.
/ 5 min de aquecimento com caminhada rápida
 / 10 minutos de corrida leve entre 5 km/h a 7km/h
 / 5 minutos de corrida leve entre 5 km/h a 7 km/h inclinação 3%
 / 5 minutos de trote na inclinação 10%
 / 5 minutos de corrida moderada entre 7 km/h a 8.0km/h
 “O ideal é que o treino não passe de uma hora”, comenta a especialista.
/ 10 minutos corrida em velocidade moderada de 7 a 8 km/h
 / 10 minutos corrida moderada entre 7km/h a 8km/h com inclinação de 3% 
/ 2 minutos de tiro em velocidade máxima 
/ 3 minutos de corrida leve para recuperação entre 7 km/h a 7,5 km/h
 / 2 minutos de tiro em velocidade máxima 
/ 3 minutos de corrida leve para recuperação até 7 km/h a 7,5 km/h