É clássico: você programou férias ou precisa estar em outro estado/país, compra a passagem e, como se não bastasse a demora para despachar as malas, entrar no avião, decolar e chegar ao destino, existem os problemas a bordo. Serviço ruim, vizinhos de poltrona mal educados, espaço pequeno. Tudo bem, isso não impede ninguém de viajar. Até porque, segundo a Associação Internacional de Empresas de Transporte Aéreo, há 10 anos, 30 milhões de brasileiros voavam. Hoje já são 113 milhões de passageiros. E esse número só tende a crescer.  “Viajar de avião é uma experiência estranha, já que consiste essencialmente em colocar em um pequeno espaço um grande número de pessoas que não se conhecem, lançá-las a milhares de metros de altura e achar que todos vão se dar bem. E quando se trata de etiqueta a bordo, é melhor prevenir do que remediar”, afirma Nicolas Scafuro, diretor do Kayak,  empresa de tecnologia voltada a criar ferramentas inteligentes para simplificar o processo de pesquisas de viagens online.

E se você está se perguntando sobre o que fazer para evitar estresse aéreo, é só ficar de olho nas 10 situações que selecionamos abaixo e garantir o melhor da sua viagem.

1/ O ladrão de braços
Ah, a velha disputa pelo braço da cadeira. Melhor pensar nele como um divisor de assentos, e não como um descanso de braços para não se irritar tanto. Tente apoiar apenas o cotovelo, deixando bastante espaço para o vizinho usá-lo também. Assim, todo mundo sai ganhando.

2/ O tagarela
Se o passageiro ao lado puxar conversa, faça um esforço e dê ouvidos por um tempo – afinal, ele só está querendo ser simpático. Mas depois de alguns minutos, não tenha medo de dizer algo como: “O papo está bom, mas preciso descansar os olhos um pouco”, e virar para o outro lado. Sem mimimi!

3/ O dorminhoco no assento do corredor
Você precisa ir ao banheiro durante o voo, mas se depara com um passageiro que cochila ao seu lado. Se isso acontecer, só há uma opção: dê um leve tapinha no ombro do dorminhoco e peça licença. Em hipótese alguma tente passar por cima dele: você provavelmente vai incomodá-lo do mesmo jeito, e ainda corre o risco de ser pego numa posição constrangedora. E não é isso que você quer, né?

4/ O carinhoso
É sempre estranho quando o cara ao lado considera seu ombro confortável o bastante para tirar uma soneca. A dica é tossir até que o brother pero no mucho acorde e deixe seu ombro em paz. Ele não vai se aconchegar de novo se achar que você está espalhando germes. Agora, caso seja uma mulher…

5/ O ébrio
Se topar com um passageiro embriagado, evite contato visual a todo custo. Qualquer comunicação direta com o sujeito pode resultar em um inimigo indesejado a 10 mil metros de altitude – ou pior, em um novo melhor amigo. É sempre melhor alertar a tripulação do que intervir por conta própria.

6/ O comissário mal-humorado
Ninguém gosta de um comissário de bordo ranzinza, mas confrontá-lo diante de outras pessoas só vai piorar a situação. Se você tiver um problema, peça discretamente para falar com o chefe da tripulação, ou melhor ainda, escreva uma carta de reclamação quando estiver em terra firme.

7/ O roncador
A solução definitiva para lidar com um dorminhoco barulhento é sempre levar protetores auriculares ou fones de ouvido com cancelamento de ruído. A maioria sonha em usar um método mais direto, como uma boa cotovelada nas costelas. Mas a verdade é que, para combater esse tipo de situação, só mesmo bloqueando o ruído.

8/ A criança indomável (parte 1)
Estatisticamente, a probabilidade de você se deparar com crianças é alta em qualquer voo. Se houver assentos livres, pergunte ao comissário se é possível mudar de lugar. Se não for possível, aqueles protetores auriculares e fones de ouvido modernos vão novamente se mostrar um bom investimento.

9/ A criança indomável (parte 2)
Se a criança atrás de você estiver chutando sua cadeira sem parar, vire pra trás com um belo sorriso e pergunte, com a maior educação, se ela se importaria em parar. Não caia na tentação de mostrar que está irritado: para muitas crianças, isso pode ser um estímulo a mais.

10/ O reclinador de assentos
Infelizmente, só há uma maneira de lidar com o incômodo dos assentos reclináveis: se não se pode vencê-los, junte-se a eles. Mas certifique-se de só reclinar a cadeira depois que o serviço de bordo terminar. Além disso, é de bom tom dar uma olhada se o vizinho de trás não está usando a bandeja para apoiar um livro ou o laptop, além de ser uma forma sutil, mas educada, de comunicar sua intenção.