Por mais descolado que seja seu visual, se vestir adequadamente para uma reunião é mais importante do que você imagina. E ter um guarda-roupas lotado não significa que seu bom gosto para roupas esteja ali garantido. Muitas vezes, é preferível ter poucas peças de alta qualidade, que possam combinar com facilidade e elegância.

Reunião: a primeira impressão é a que fica

Quando você participa de uma reunião, todos os olhos estão voltados para você. não por menos, o visual profissional está e sempre esteve relacionado a requinte, principalmente em uma sala onde importantes decisões serão tomadas. Adotar uma aparência clássica e bem estruturada, como uma camisa bem passada, vincos alinhados e blazer ajustado ao corpo, traz um ar de sofisticação, sendo o sinal exato de que você é um cara focado e sabe o que tem em mente. Isso traz pontos positivos.

reunião_look

Truque/ listras jacquard ou a famosa risca de giz. O modelo possui linhas bem mais finas e podem resolver sua necessidade por peças listradas. Cabe apenas combinar as cores. O mais indicado é investir no monocromático.

A camisa

Jamais coloque uma camisa com listras escuras e largas, sejam na horizontal, sejam na vertical. Isso pode atrapalhar a concentração dos demais. O motivo é simples: nossa visão fica embaralhada quando fixamos os olhos nessas faixas, que pode causar até cansaço visual.

 

A calça

Evite calças extremamente justas pois remetem a sensualidade.  Ao invés, escolha um recorte mais slim, com ajuste de barra invisível para não deixar pano sobrando sobre os sapatos.

reunião_roupa
gravata_reunião

A gravata

Use modelos com recorte reto e mais finos. Dá um ar moderno, mas ainda assim sóbrio. Esqueça estampas fortes, com desenhos e muita geometria. Quanto mais simples, melhor. Deixe que o destaque fique com o formato.

Meias

Devem acompanhar a cor da calça sempre que possível. E evite as de cano baixo. Hoje, existem modelos de diversos materiais que são perfeitos para o ocasião. As de algodão e lã dão são mais confortáveis, também.

reunião_look
reunião_look

Cintos

Devem acompanhar a cor dos sapatos. dê prioridade para os confeccionados em couro, natural ou imitação.

E para reuniões informais?

Sua opção é tirar o blazer ou usá-lo sem gravata, montando um look monogramático. Caso a reunião aconteça em uma sexta-feira, por exemplo, dia conhecido por ser mais casual, combine uma calça jeans escura, sapatos e camisa clara. Relógio e cinto podem ser de couro.

Você também pode optar por colocar um cardigã sobre a camisa social e abdicar da gravata.

reunião_casual

A importância das cores

As cores que você veste não apenas expressam sua personalidade, mas também influenciam o modo como os outros reagem a você. As mais relevantes são o preto, o cinza, o azul e o vermelho. O preto é elegante e sereno e, obviamente, o mais formal. O cinza-escuro é uma alternativa segura para o cotidiano e para reuniões de negócios especiais. O azul, principalmente o marinho, é uma cor bem-sucedida no meio corporativo, transmitindo confiança e credibilidade. Tons mais claros sugerem avidez e entusiasmo. E, embora o vermelho indique força, foco e controle, é uma cor “agressiva”, portanto, não use um traje totalmente vermelho. Coloque-o apenas em detalhes da gravata ou do lenço, caso a ocasião comporte.

Barba, claro!

Você sabe que deixar a barba por fazer está na moda, mas não custa ressaltar que, para uma reunião de trabalho, é bom estar sempre com a barba aparada e feita. Isso supõe cuidado e higiene.