Pantone 2020: como usar o classic blue em diversas ocasiões

BRUNO ACIOLI

Como acontece em todos os anos, a Pantone, referência em padrão e tendência de cores, elegeu a cor que será destaque e tendência para o design, moda e outros segmentos durante 2020.

De acordo com a empresa, a opção é guiada pela preocupação com assuntos que são dos mais atuais: depressão e ansiedade. “Incutindo calma, confiança e conexão, essa tonalidade de azul destaca nosso desejo em ter uma base confiável e estável sobre a qual buscamos ao atravessar uma nova era”, defende a Pantone, em comunicado.

/ A escolha por trás do Pantone

O significado da cor reflete o fim de uma década. Se, em 2019, a escolha da Pantone pelo Living Coral representava o aconchego de uma manhã ensolarada, o Classic Blue traz a tonalidade do céu ao escurecer.  

Thaís Prado, consultora de moda especializada em tecido pelo Senai, explica que a escolha também não é por acaso. “De acordo com pesquisas técnicas, o azul é a cor favorita de cerca de 2/3 da população mundial”, diz. “Ela remete do céu ao mar, nos traz sensações positivas, equilibradas e desejadas como sabedoria, espiritualidade (sendo a cor mais aceita por diferentes crenças e culturas), limpeza, conforto, afetividade, paciência e confiança, o que faz com que as pessoas se depararem com nuances positivas e confortantes.”

Para a especialista, o Classic Blue é atemporal, sofisticado e duradouro. “Quando falamos em moda e consumo, temos o denim como principal aliado nas composições, especialmente se você está sempre ligado em tendências, mas não costuma ousar”, explica.

Aqui, você descobre como incluir o tom em seu guarda-roupas e combiná-lo para várias ocasiões.

// ocasiões para incluir o classic blue no seu look

Na rotina de trabalho. No ambiente corporativo, sempre existem dúvidas ao agregar cor nas composições, mas nessa temporada, as possibilidades são maiores. “Para os mais ousados ou que possuam um trabalho mais informal, podemos manter a idéia de um bom jeans, pólos e também camisas lisas ou com detalhes em azul”, comenta Thaís.

Na reunião do escritório. Para ocasiões e ambientes mais formais, Thaís comenta que gravatas e lenços são bem vindos, visto que o Classic Blue conversa muito bem com terno preto, chumbo, cinza ou blazer em nuances de areia. “O suéter também é uma excelente aposta para usar com um terno.” E lembre-se: o azul é uma cor que representa confiança, sabedoria, calma e sofisticação. Por isso, é uma cor muito indicada para reuniões por transparecer essas características para sua personalidade.

Quer receber mais conteúdos como este?
Inscreva-se abaixo. Nada de spam!

Em eventos de descontração. Esses são os mais fáceis de agregar a cor à uma composição. Por se tratar de um dresscode informal, podemos pensar em um look monocromático, variar as nuances de cores e brincar com os acessórios. Camisetas, bermudas, tênis, jaquetas.

Opte por camisa jeans aberta com camiseta por baixo ou fechada, jaquetas estonadas ou calças com modelagem mais despojada. “Um outra dica é investir nas estampas, sejam elas localizadas, padronizadas ou abstratas. Na praia, chinelos e shorts são a aposta, principalmente por ser uma cor fácil de encontrar em diversos modelos, trazendo a energia do mar”, fala Thaís.   

Com acessórios. Eles fazem toda a diferença em um look. Relógios com as tiras na cor escolhida pela Pantone, tênis, bonés, pulseiras… na ocasião adequada, escolha aquele que melhor combina com você, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade. O ideal é, no máximo, duas peças. A ideia é dar um toque de tendência no seu visual, não se esqueça!