Se você gosta de esporte precisa considerar a Holanda em seu roteiro de férias pela Europa. O país promove desde maratonas – as mais famosas são as de Amsterdã e Roterdã – e competições de ciclismo até experiências radicais como rapel e paraquedismo. Para atletas profissionais, amadores ou apenas turistas, existem muitas oportunidades por todo país em áreas cobertas ou ao ar livre. Confira abaixo uma seleção das 10 melhores atrações de 2015

/ Maratona de Roterdã
1 (1)Em 12 de abril ocorre a Maratona de Roterdã, o maior evento de corrida da Holanda. Todos os anos, mais de 20 mil atletas, incluindo brasileiros, completam a prova e, junto com os 900 mil espectadores, transformam o evento em uma grande festa.

/ Limburgs Mooiste
Nos dias 29 e 30 de 1maio, o Limburgs Mooiste, organizado pela Fundação Grand Ballon, ocorrerá em Haia, oferecendo vários percursos para ciclistas e famílias, além de uma feira de bicicletas e um espaço para camping. Para mais informações, acesse o site do evento.

/ Campeonato Internacional de Vôlei de Praia
retouch_bbvoleI02A 10ª edição do Campeonato Internacional de Vôlei de Praia da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) será realizada na Holanda entre 26 de junho e 5 de julho. Quatro cidades receberão os jogos – Haia, Amsterdã, Roterdã e Apeldoorn – e serão o cenário para as versões masculina e feminina do torneio bienal. Confira a programação completa.

/ Grand Départ – Tour de France
1Em 2015, o mais famoso e desafiador campeonato de ciclismo do mundo, destaque na programação da União Ciclística Internacional (UCI), começa na Holanda. O popular Tour de France atrai as melhores equipes profissionais de ciclistas do mundo e seu início será em Utreque, dia 4 de julho. Leia mais sobre a competição.

/ Dam tot Damloop
1 (1)O festival esportivo, que ocorre em 20 de setembro, tem trajetos de provas de corrida, caminhada e ciclismo, além de uma programação especial com arte e cultura. Haverá shows de vários artistas locais combinando esporte e música, da Praça Dam, em Amsterdã, à Praça Dam, em Zaandam. Veja o programa completo do festival.

/ Maratona de Amsterdã
1 (2)A TCS Amsterdam Marathon está agendada para 18 de outubro. Essa é a 40ª edição da corrida pelo coração da capital holandesa. Há cinco eventos planejados para esse dia com percursos de 8, 21 e 42km, além da corrida para crianças. Confira o roteiro e fotos da edição de 2014.

/ Paraquedismo
20100510-onderschepping-slowmover-1_tcm46-160051O Parachutecentrum, em Texel, conta com instrutores profissionais. É possível escolher o salto conjunto ou individual. O centro oferece cursos de dois dias, uma e duas semanas. Para quem não quer pular de um avião e mesmo assim ter a sensação de saltar de paraquedas, a dica é o Indoor Skydive, em Roosendaal, no sul da Holanda. Mais informações no site.

/ SnowWorld Zoetermeer
snowworld landgraaf 1O maior resort de esqui coberto do mundo, em Zoetermeer, bem próximo de Haia, tem neve fresca em três pistas diferentes, 10 elevadores de esqui e uma pista de patinação de gelo – há aulas para adultos e crianças. Além disso, o SnowWorld Zoetermeer conta com um centro de bem-estar, de beleza e academia ultramodernos. Confira as atrações do espaço.

/ Rapel no Euromast
1702c9a0-eaac-11e3-ba7b-19983acec606_FUP20140602271Um fim de semana em Roterdã garante muita adrenalina. No Euromast é possível fazer rapel na torre de uma altura de 100 metros e tirolesa a 100km/h – atividades disponíveis de maio a outubro. Leia mais.

/ Esportes Aquáticos em Frísia
1 (3)
A província de Frísia tem tudo que os fanáticos por esportes aquáticos querem. Com vários lagos, canais e hidrovias, a Frísia tem a maior cadeia de lagos internos conectados da Europa. Ela atrai milhares de turistas todos os anos, que praticam esportes como surfe, kitesurfing e wakeboarding. Mais informações em: http://goo.gl/rJnl7Y, http://goo.gl/OHaJDy, http://goo.gl/6Fcgxa, e http://goo.gl/2Wzqgp.