Final de ano chegando e é hora de começar a planejar as férias de 2015. Mas qual o melhor destino para aproveitar os tão sonhados dias de descanso? Para ajudar nesta escolha, o Skyscanner, líder global em pesquisa online de passagens aéreas, hospedagem e aluguel de carros, acaba de divulgar sua lista global de tendências de viagens para 2015, indicando os 10 destinos emergentes imperdíveis para o próximo ano. E o melhor: o Brasil está entre eles.

Uma interessante mistura entre países e cidades, a pesquisa revela que os viajantes do mundo inteiro estão bem criativos na hora de escolher seus destinos. Os locais variam entre destinos já conhecidos, como Fort Lauderdale, na Flórida, e outros mais inusitados, como Siem Reap, no Camboja e Myanmar, no sul da Ásia.

“É incrível ver como os interesses de viagens estão se diversificando e quais são os novos destinos em ascensão. Embora locais como EUA, Inglaterra e Espanha continuem a ser destinos procurados, sabemos que muitos dos viajantes que usam o nosso site gostam de estar à frente das tendências e têm se inspirado em destinos pouco explorados anteriormente”, explica Tahiana Rodrigues, gerente de Comunicação do Skyscanner.

A pesquisa, que define a lista dos TOP 10 destinos globais, é baseada na análise de dados de busca de voos do Skyscanner nos últimos três anos, juntamente com uma análise qualitativa realizada pelas empresas de futurologia, The Future Laboratory e TrendHunter, que contribuíram com informações adicionais sobre tendências e elementos de influência.

“Nossa pesquisa nos dá uma visão bem robusta de destinos emergentes, já que analisamos não apenas os lugares mais procurados nos últimos 36 meses, mas dados que identificam tendências cruzados com pesquisas que mostram fatores suscetíveis a popularidade, como lançamentos de filmes, novos hotéis e melhorias na infraestrutura do local”, completa a executiva.

Abaixo a lista dos 10 destinos de viagem emergentes para 2015:

1. Brasil
2. Siem Reap, Camboja
3. Seul, Coréia do Sul
4. Taipei, Taiwan
5. Fort Lauderdale, Estados Unidos
6. Mykonos, Grécia
7. Islândia
8. Gold Coast, Austrália
9. Okinawa, Japão
10. Myanmar

Para que se possa entender um pouco melhor o porquê destes locais, o Skyscanner, em parceria com oThe Future Laboratory, escolheu alguns destinos abaixo para explicar as tendências. Confira:

• Brasil: Palco da Copa do Mundo da FIFA em 2014, o Brasil teve um aumento de popularidade e foi colocado no mapa como um dos TOP destinos de férias para estrangeiros. Além disso, após o mundial, o país passou a ser considerado mais seguro para estrangeiros. Espera-se que 2015 seja um ano importante para o turismo brasileiro.

• Siem Reap, Camboja: Com melhorias no serviço aéreo e no transporte terrestre, a Ásia tem tido um aumento de 33% em pesquisas como destino de férias. Para acomodar esse número de turistas, a cidade de Siem Reap prevê oferecer uma grande variedade de hotéis de luxo, o que pode torná-la uma escolha popular para os viajantes em 2015 também. O aeroporto da cidade é o que mais cresce no Camboja e em 2013 passaram por lá cerca de 2,6 milhões de passageiros. Em 2014, dobrou de tamanho com a expansão das instalações.

• Okinawa, Japão: Com belas praias, clima quente e povo hospitaleiro, a Ilha de Okinawa pode até ser comparada ao Brasil nestes quesitos. Seu cenário paradisíaco, até então conhecido apenas por moradores, será uma grande tendência no próximo ano. Desde 2012, Okinawa tem dado importantes passos para que se torne um local atraente para diferentes turistas. Aos que gostam de aventuras, o arquipélago oferece praias isoladas, locais de patrimônio da UNESCO e ótimas opções de mergulho. Além disso, hotéis de luxo e investimento em aeroportos fazem do local um ótimo destino de férias.

• Myanmar, sul da Ásia: Após cinco décadas de fronteiras fechadas e ditadura militar, Myanmar se abriu recentemente ao turismo e parece destinada a tornar o local entre os destinos mais procurados em 2015. Um grande investimento em hotéis (somente o grupo Hilton pretende lançar 5 unidades até 2017), malha aérea e rodoviária e aumento da conectividade de internet, estão transformando o local em um dos mais procurados do mundo. Com 2 mil quilômetros de costa arenosa, possui praias intocadas e desconhecidas. E chegar lá tem ficado cada vez mais fácil: companhias como Singapore Airlines e Qatar Airways, ambas com operações no Brasil, já possuem rota para o local desde 2012.

• Seul, Coréia do Sul: A cultura popular coreana tem se mostrado cada vez mais interessante para os estrangeiros, depois da incrível popularidade alcançada pelo “Gangham style”. Com isso, o turismo do país vem mostrando alguns efeitos como o aumento de 50% nas pesquisas globais para a tecnológica Seul. A Coréia do Sul é hoje em dia o maior mercado Duty Free do mundo e a capital, Seoul, tem se firmado como paraíso para quem gosta de fazer compras. Atualmente são 17 lojas Duty Free só em Seoul, mas o governo já anunciou a abertura de novas lojas para o próximo ano.

• Taipei, Taiwan: Com um aumento médio anual em pesquisas globais de 56%, Taipei deve atrair ainda mais turistas endinheirados em 2015. A cidade está passando por uma renovação urbana ambiciosa, com sofisticadas lojas e uma série de novos hotéis, incluindo boutiques chiques e grandes marcas internacionais de hotéis como Le Meridian, W Hotels e Mandarin Oriental.

• Fort Lauderdale, Flórida: Esta cidade ensolarada vem atraindo turistas, especialmente durante as férias de primavera ou Spring Break, desde a década de 1960. No entanto, está se reformulando para atrair um público mais sofisticado em 2015. Os investimentos em infraestrutura incluem milhões de dólares para a expansão de seu aeroporto, uma nova estação ferroviária de alta velocidade e criação de hotéis de luxo, incluindo um Conrad Hotel programado para o próximo ano. Para os brasileiros, a novidade é ainda melhor: a partir deste mês, será possível viajar à Fort Lauderdale em voos diretos saindo de algumas cidades do Brasil. E para quem curte música, a cidade sedia, em 2015, a próxima edição do CBGB Festival, que traz bandas de indie, rock e punk.

• Mykonos, Grécia: Cada vez mais popular entre o jet set internacional, a pequena ilha de Mykonos também é bem conhecida no cenário musical e atrai um grande público em uma combinação sedutora de paisagem deslumbrante e vida noturna agitada. Além disso, novas rotas aéreas estão tornando o acesso mais fácil, o que faz com que o destino seja ainda mais procurado no verão de 2015. Há quem considere Mykonos a nova Ibiza pois, para alguns, a ilha é mais barata e bem mais divertida.

• Islândia: Quem gosta do frio, pode considerar a Islândia um destino para as férias de 2015. Com novas rotas aéreas, o local será uma das opções dos viajantes que gostam de uma aventura gelada. Paisagens espetaculares, que misturam alguns dos vulcões mais ativos do mundo à maior geleira da Europa, já foram protagonistas de séries como Game of Thrones e de recentes lançamentos como Interestelar e Prometheus. Milhares de visitantes também serão atraídos para a ilha por um grande aumento na atividade solar, que fará a Aurora Boreal particularmente espetacular e frequente em 2015.

• Gold Coast, Austrália: Um dos destinos preferidos dos surfistas, a Austrália atrai muitos turistas todos os anos. Porém, a não tão conhecida Gold Coast, será a nova tendência para 2015. Novas rotas aéreas e novos hotéis boutique estão incentivando ainda mais os viajantes a conhecer o local. A popularidade da região deverá crescer ainda mais em 2015 com a chegada de Johnny Depp para filmar Piratas do Caribe 5.