A fabricante sueca colocou no mercado o novo Volvo XC90, segunda geração do utilitário de luxo que nasceu em 2002, quando a marca era parte integrada da gigante Ford.

Disponível a partir de setembro, o Volvo XC90 vem em duas versões: momentum (R$ 319 mil), que possui city safety sensus navigation, assistente de estacionamento para vagas paralelas ou perpendiculares e rodas 19 polegadas; E inscription (R$ 363 mil), com todos os itens acima, além de sistema de aúdio Bowers & Wilkins (com 19 alto falantes e software de processamento de áudio de última geração), sistema de suspensão a ar, sistema de aquecimento ou resfriamento dos bancos, painel que projeta informações de velocidade e GPS no párabrisa, alertas de tráfego lateral e colisão traseira. Nessa versão, o Volvo XC90 tem rodas que chegam em 20 polegadas e o assistente de estacionamento projeta uma visão superior e 360º do carro. Ambos contam com motor T6 2.0 turbo de 320 cavalos.

/ Confira os melhores momentos do teste
que realizamos com o Volvo XC90

/ SEGURANÇA

O Volvo XC90 não só reforça diversas funcionalidades de segurança (com a permanência do sistema de alerta de mudança de faixa, que mantém o carro entre as faixas da rua – para o caso de você se descuidar e invadir a faixa ao lado), como também apresenta novos sistemas de tecnologia: o assistente de congestionamento, que dá autonomia quase total ao carro, com aceleração e freio automático, em uma velocidade até 50 km/h.

[quote_box_left]O DJ Gabriel Pacca, de São Paulo, criou uma playlist refinada para você ouvir enquanto dirige. Confira! [/quote_box_left]

Acima disso, é possível ativar o Assistant Cruise Control (ACC), função de cruzeiro semiautomático e adaptativo: você programa a velocidade e o Volvo XC90 acelera ou freia automaticamente.

Tudo isso é possível por conta de sensores, radar e câmeras disponibilizados na parte frontal e traseira do Volvo XC90. Um computador de bordo faz a leitura do veículo que está à sua frente para que o piloto automático controle uma distância segura e acelere ou freie caso seja necessário. Ele também alerta uma colisão iminente.

A montadora incluiu também no Volvo XC90 uma função chamada City Safety, que detecta pedestres e ciclistas e freia caso algum deles cruze com o carro. Isso funciona inclusive para cruzamentos.

Você deve saber que carros autônomos são um futuro muito próximo da indústria automotiva. A Google, por exemplo, vem liderando a frente de produção nesse sentido enquanto a fabricante alemã Daimler já tem permissão para colocar o primeiro caminhão totalmente autônomo na rua

Porém, a discussão ainda reina no ambiente do quão seguro é um carro autônomo e quais são os impactos disso para sua vida. Segundo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 90% dos acidentes envolvendo carros acontece por falha humana. É exatamente aí que o Volvo XC90 e outros modelos da montadora atuam.

[quote_center]”A partir de 2020, ninguém mais morrem dentro de um carro da Volvo”, Luis Rezende, CEO da Volvo no Brasil [/quote_center]

Com o intuito de tornar a direção uma prática sempre mais segura, de modo que dirigir não agrida a nenhum ser humano ou ao meio ambiente, a Volvo quer zerar os possíveis acidentes de trânsito. “Queremos tornar cada vez mais o ato de dirigir em uma coisa segura. A partir de 2020, ninguém mais morre em um Volvo”, crava Luis Rezende, CEO da Volvo no Brasil.

/ VISUAL ESCANDINAVO

A proposta da nova linha de produção da Volvo, exaltada com o Volvo XC 90, é oferecer carros para quem quer fugir do comum, mas ainda sim é exigente o bastante para apostar no refinado. Para isso, dois slogan guiam a empresa: Designed around you, que é o conceito de carro construído pensando em tudo aquilo que cerca você (como os pedestres, ciclistas, outros carros, meio ambiente, etc); e o Made by Sweden, que demonstra do que são capazes os suecos.

“A impressão geral, tanto do interior como do exterior do Volvo XC90, reforça a conexão com os elementos chave do estilo de vida sueco: espaço generoso, valorização da iluminação natural e foco no bem-estar”, explica Thomas Ingenlath, VP sênior de design da Volvo.