Que tal aproveitar a chegada do outono e dar uma cara nova ao seu apê ou sua casa? E nem precisa de muita coisa, viu? Uma boa opção para repaginar os cômodos é investir em papel de parede. Algumas tonalidades fizeram sucesso no ano passado e vieram com força total: o castanho, mais próximo de tons caramelizados, o cinza que tem uma versatilidade ímpar por combinar com tudo, o amarelo mostarda e o azul intenso são algumas opções. E para dar uma quebrada nas cores fortes e frias, os tons pastéis estão liberados para formarem combinações.

Outra inspiração bem utilizada nessa estação é a de poder contar com um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo confortável, que se impõe pela beleza e autenticidade dos itens decorativos e também pela sensação de conforto que causa, a qual podemos chamar de “rústico-chique”. Se há um perfil que tem a cara do Outono/Inverno, esse é o caso da decoração rústico-chique, que tem o poder de juntar elementos diferenciados, como madeira, pelos, mantas axadrezadas, elementos naturais, etc., sem perder delicadeza e sofisticação. Uma dica é ousar no papel de parede e dar o toque “chique” com itens como lustre, espelho, abajur, entre outros.

O mármore, mas não para pisos e revestimentos como já estamos acostumados a ver, e sim como textura, presente nos mais diversos tipos de objetos decorativos, e nos papéis de parede, é outra boa aposta.

A pegada étnica também está bem cotada e promete deixar os ambientes mais alegres durante os meses frios. O mix de cores e os desenhos que trazem movimento, com destaque para aqueles de tons quentes, são responsáveis por dar um toque diferente ao espaço. Para não sobrecarregar o ambiente, o ideal é combinar o papel com itens menos chamativos na decoração.