Ter um recanto verde, mesmo morando em apartamento, é o sonho de um número cada vez maior de pessoas. Pode ser o seu, inclusive. Esse movimento de transformação explica o sucesso dos lançamentos imobiliários que oferecem áreas externas repletas de plantas.  Antes de planejar seu jardim de inverno na varanda é preciso conhecer algumas informações sobre plantas e claro, redobrar a atenção no momento da escolha das espécies. As mais recomendadas são as de sombra e meia-sombra, que são usadas em jardineiras ou em vasos.

/ Escolha o espaço do jardim de inverno

É necessário verificar a incidência do sol e a ação dos ventos. O espaço disponível também é decisivo para definir o projeto. Para os andares altos onde o sol bate com frequência, aposte nas árvores frutíferas como os pés de jabuticaba, romã e pitanga. Você também pode fazer uma horta. É muito simples. Ela pode ser vertical ou horizontal, vai depender de seu espaço.

Leia também: Veja como decorar o vão da escada

jardim de inverno

/ Decoração

O que você pretende fazer é um jardim para você cuidar ou é um jardim para você relaxar? Você pode criar um ambiente para o relaxamento. A correria do dia a dia cansa e nada melhor que relaxar em meio à natureza, mesmo sendo dentro da sua casa.

Você pode decorar com pedras brancas redondas, decks de madeira, grama artificial… Escolha o que mais agrada e transforme sua varanda em algo diferente, algo que dê prazer.