Uma pesquisa da SPC Brasil, em parceria com o portal Meu Bolso, mostra que os gastos com lazer são os mais altos dentro do orçamento do brasileiro. Na lista, estão respectivamente: viagens de final de semana, baladas, restaurantes sofisticados, restaurantes do dia a dia e bares. Como você não é de ferro, não vai abandonar o momento sagrado de diversão só para economizar dinheiro, não é? Mas como aproveitar sem comprometer boa parte do orçamento e ao mesmo tempo, sem abrir mão de fazer o que se gosta?

As consultoras de estilo de vida Adriana Calixto e Denise Millan, da empresa Life Organized, dão sete dicas infalíveis para curtir o lazer e ainda economizar dinheiro. Confira!

/ Fique de olho nas promoções 
Sempre tem algum bar com promoção de chope em dobro, uma liquidação nas lojas, um resort com preços especiais nas baixas temporadas, um espetáculo mais barato. Tudo é uma questão de ficar atento e saber aproveitar as oportunidades. Para isso é importante ter autocontrole e ser fiel aos seus objetivos durante essas aquisições. Nada de levar o que não precisa porque estava barato ou esbanjar nas compras da viagem porque economizou nas reservas!

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, TAMBÉM ODIAMOS SPAM!

/ Planeje-se para gastar sem culpa 
Grande parte dos gastos desnecessários acontece por falta de planejamento: você não sabe o quanto pode gastar e só terá noção do erro ao fim do mês quando estiver em situação de “aperto”. Por isso, é importante definir quanto do seu salário pode ser usado para o lazer, incluindo os passeios de fim de semana, cinema, restaurantes e outros. Além disso, estipule um valor a ser poupado mensalmente para conseguir realizar atividades maiores, como uma viagem nas férias.

/ Reúna a família e os amigos 
O churrasco no jardim, um fondue à noite na sala, um filme com pipoca e amigos no sofá ou reunir convidados para uma noite animada em casa são opções baratas com diversão garantida (mas é claro que certos cuidados devem ser tomados para não incomodar os vizinhos).

/ Visite pontos turísticos da própria cidade 
Parece óbvio, mas muitas pessoas moram durante anos no mesmo local e nunca pararam para conhecer lugares como parques, museus, edifícios e casas culturais da região. Boa parte das atividades é gratuita e outras, com preços bem acessíveis. Fácil de economizar dinheiro!

/ Aposte nos vouchers de descontos 
Há diversos sites e aplicativos que oferecem cupons de desconto em restaurantes, peças teatrais, passeios no geral, dentre outros. Só deve ficar atento, pois o barato pode sair caro; é recomendável pesquisar bem para verificar se o portal ou aplicativo é ou não confiável.

/ Não perca as programações culturais gratuitas 
Alguns sites oferecem um serviço muito útil: informar programas culturais que são de graça ou com preços baixos. Muitas vezes, gastar tempo buscando essas informações e dicas ajudar a economizar dinheiro.

/ Pratique esportes/exercícios físicos ao ar livre
Além de ser ótimo para a saúde física, é também uma ótima opção de lazer barato. Quem mora perto de praia, parque ou mesmo uma rua mais tranquila, por exemplo, pode reunir os amigos e fazer exercícios físicos ou algum esporte e ainda economizar dinheiro.