O desafio não é novo e você pode estar bem familiarizado com ele. Uma escada no meio da sala (ou de algum outro cômodo) pode ser uma baita dor de cabeça quando o assunto é decoração. Afinal, utilizar de modo prático os espaços de sua residência é fundamental para evitar bagunças espalhadas por falta de um local adequado para colocá-las. Calma, não é preciso um novo cômodo para isso.

Mas como decorar o vão da escada da sala de maneira simples e arrojada? Pedimos ao arquiteto Giuseppe Cafasso, de Campinas (SP), para que indicasse algumas ideias bacanas e criativas para aproveitar o vão da escada de modo útil e dar uma pegada mais cool ao ambiente. Saca o que ele sugeriu.

Biblioteca

biblioteca-escada

Se você tem muitos livros e não quer ocupar as paredes da sala com estantes que não harmonizam com a decoração do ambiente pode pensar em divisórias planejadas específicas para este espaço e ainda assim decorar o vão da escada da sala. Existem centenas de projeto com esta proposta. Basta escolher um e aplicar da melhor forma.

Workstation

workstation-escada

Para trabalhar, escrever ou desenhar, é possível instalar uma mesa planejada, escolher a cadeira mais confortável, selecionar um ponto de luz como uma luminária e abajur, e com isso, deixar a imaginação fluir sem se preocupar em deixar notebook, caderno, lápis e outros materiais espalhados pela casa.

Jardim botânico

jardim-escada

Além disso, o espaço embaixo da escada recebe muito bem plantas, pedras e outros elementos naturais que dão um toque especial ao local. Ter um jardim embaixo da escada ajuda a renovar o ar da residência e ainda traz um pouco da natureza para dentro de casa.

Playground para os filhos

playground-escada

Quem tem filhos pequenos e que adoram uma bagunça, o espaço embaixo da escada pode servir como playground para que se divirtam sem preocupação e sem deixar os brinquedos em qualquer canto. No espaço pode-se usar tapetes antiderrapantes, desenhos para decoração e prateleiras para que possam pegar carrinhos, bonecas, cadernos, livros, etc.

Área de animais

escada-cachorro

Para famílias com cães, gatos e outros animais de estimação, o espaço embaixo da escada funciona muito bem como o uma casinha dentro da residência. É possível deixar os potes de comida e água, brinquedos e tudo mais que faz a alegria do animal. Aqui, tem um tutorial (em inglês).

Curadoria de conteúdo

O Hall recorre a dezenas de pesquisas e especialistas diariamente para produzir conteúdo  inteligente e de qualidade. Assim, você pode se tornar cada vez melhor por meio de nossas ferramentas práticas e táticas rápidas. Assine gratuitamente nossa curadoria e receba nossas reportagens em seu e-mail.