Caito maia: ainda estou construindo meu legado

BRUNO ACIOLI

Jornalista e Publisher do O Hall.

Hoje estreamos uma nova seção por aqui. Um espaço para inspirar cada vez mais você a se tornar melhor em todos os espectros de sua vida. Claro, vamos precisar da ajuda de feras que estão por aí na labuta diária. Homens e mulheres que são verdadeiros craques naquilo que tocam. Por meio da história de vida de cada um desses que serão nossos conselheiros ao longo dessa jornada, traremos dicas, táticas e experiências de vida que podem fazer com que você acredite que é possível ir mais além.

Para debutar essa série, conversamos com Caito Maia, fundador da Chilli Beans, maior rede de óculos de sol e acessórios da América Latina, que está no mercado há 21 anos e conta com mais de 800 lojas em nove países. 

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, ODIAMOS SPAM!

“Ainda estou na metade do jogo. Tem muita coisa para acontecer, muita semente que plantei prestes a nascer”

CAITO MAIA, FUNDADOR
DA CHILLI BEANS

Caito Maia é um showman. Ex-baterista e quase jogador de basquete, tem como ídolos dois Davids: Bowie e Lynch. Porém, é pelo último que prefere. “Fiz um teste com minha mulher: coloquei ela para assistir “Cidade dos Sonhos”, conta orgulhoso.
O filme diz muito sobre o perfil do empresário. Uma obra que exige do expectador a mesma capacidade de qualquer pessoa que busca sucesso profissional: paciência. E isso Caito parece ter de sobra.

Prestes a atingir a marca de R$ 1 bilhão em faturamento e responsável por transformar uma mera convenção anual de empresa em um dos evento mais cobiçados pelo mercado de influência do Brasil – O cruzeiro da Chilli Beans, espécie de festa em alto-mar em que Caito apresenta todas as novidades da marca para o ano –, o integrante do programa Shark Tank é categórico ao afirmar que está somente na metade do caminho daquilo que pretende atingir. “Eu tenho esse sonho de deixar um legado interessante, mas tenho planos para 200 anos de vida, muitas sementes que eu plantei que ainda estão para nascer”, brinca.

E para encarar essa partida que está longe de terminar, Maia, que completou nesta semana 50 anos, aposta em duas sessões de meditação por dia, exercícios físicos e incentivo a toda equipe que trabalha com ele.

Aqui, você confere o que o criativo pensa sobre temas importantes para sua vida.

SOBRE

APRENDER COM OS ERROS
O erro é absolutamente necessário para você construir seu negócio e isso faz parte do processo. Aprenda a lidar com o erro, seja humilde, assuma e entenda onde ele aconteceu para que não se repita. Pular essa etapa é como pular a infância de uma criança.

SOBRE

CUIDAR DO CORPO (E DA MENTE)
Metade da Chilli Beans eu criei correndo. Praticar corrida e meditação ajudam a estimular o processo criativo. Se você não tiver saúde do corpo você não vai longe. Disposição, raciocínio… Encontre uma atividade que estimule tanto seu corpo quanto sua mente.

SOBRE

EMPREENDER SEMPRE
Existe a moda do empreendedorismo e quem não se encaixa se sente mal. Às vezes, você pode não conseguir ter seu próprio negócio, mas pode empreender dentro de uma empresa. Cada um tem seu papel dentro dessa estrutura, fique tranquilo, faça seu melhor onde estiver!

SOBRE

ACREDITAR NOS SEUS SONHOS
Já me vi em muitos dos novos empreendedores que aparecem no Shark Tank. Faça aquilo que você realmente acredita e tenha uma estrutura de pessoas que embarquem no seu sonho. Invista em pessoas, isso faz a diferença. 

SOBRE

DEIXAR UM LEGADO
Encontre aquilo em que você é realmente bom. Foque nele! Faça bem feito, faça diferente do mercado. Jamais copie e você vai se dar bem. Porém, o maior legado de todos é criar seres humanos interessantes.