Seja de avião, carro ou ônibus, é comum ter aquela sensação de inchaço e desconforto nas pernas. Já aconteceu com você?

 

De acordo com Eduardo Toledo de Aguiar, angiologista e cirurgião vascular de São Paulo, o problema não é tão grave assim, mas é preciso precaução. “Viagens muito longas, em que você passa muito tempo sentado na mesma posição, podem causar inchaço nas pernas e um certo desconforto. Isso também acontece, por exemplo, com quem trabalha muitas horas sentado”, explica.

Isso por que as veias das pernas possuem válvulas em um único sentido [para baixo, no caso] que impede o retorno do sangue para coração devido a força da gravidade. Dependendo da gravidade, se tornam varizes. E elas ocorrem quando há uma falha dessas válvulas, o que causa um acúmulo de sangue, provocando as deformações.

 

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, TAMBÉM ODIAMOS SPAM!

Aqui, sugerimos maneiras para você atenuar as dores nas pernas causadas durante sua viagem de férias ou negócios. Lembre sempre de consultar ajuda médica caso os problemas não diminuam.

Sentado na poltrona do avião, movimente os pés e tornozelos para cima e para baixo de modo circular. Isso ajuda na circulação do fluxo sanguíneo.

Você pode usar meias elásticas de compressão. Elas são uma alternativa bastante eficaz para evitar dores, desconforto e inchaço nas pernas.

Beba muito líquido durante sua viagem para ajudar o fluxo sanguíneo.

Levante-se e movimente-se no corredor do avião. Faça alongamentos dos membros inferiores. Vale aproveitar que o vizinho de poltrona foi ao banheiro.