Os sucos feitos a partir de frutas vermelhas, conhecidas também como “berries”, estão se tornando opções atraentes para manter controlar o açúcar no sangue e o índice de colesterol ruim (LDL), além de fazer bem ao coração.

Uma pesquisa realizada por uma instituição afiliada à Universidade Harvard (EUA) apontou o efeito protetor para as doenças crônicas das frutas vermelhas. Segundo Camila Gracia, nutricionista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, cada fruta tem antioxidantes diferentes e nem todos ainda foram estudados com profundidade. “Porém, todas as frutas vermelhas mostram um importante efeito protetor para as doenças cardíacas e na prevenção de alguns tipos de câncer”, afirma a nutricionista.

As frutas vermelhas contribuem para o bom funcionamento dos órgãos. O morango e a acerola, especificamente, são ótimos aliados para a pele. Como são ricas em vitamina C, morango e acerola têm importante papel na formação do colágeno e ajudam a retardar o processo do envelhecimento.

O suco vermelho pode ser incluído diariamente na alimentação e substituir uma das porções de frutas recomendadas ao dia. “Suco de melancia com capim limão e de morango com água de coco são boas pedidas”, indica Camila. Contudo, ela alerta para as calorias contidas nas vitaminas. “Suco não é água, tem que beber na medida certa, como parte de uma alimentação equilibrada”, enfatiza.