Como está sua coluna? Você sente um peso constante nas costas? Pois saiba que não está sozinho. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que cerca de 80% das pessoas têm ou terão dores nas costas ao longo da vida.

Em muitos casos, o tratamento é longo e demanda muito tempo e dinheiro, o que acaba fazendo com que muitas pessoas desistam antes de solucionar o problema. Percebendo esse cenário, o Instituto Patricia Lacombe desenvolveu o Postura.com, um conceito que une o atendimento presencial ao virtual por meio de um software. O objetivo é proporcionar comodidade, já que você pode realizar o tratamento em casa, por exemplo.

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, TAMBÉM ODIAMOS SPAM!

“Desenvolvemos o método levando em conta a rotina cada vez mais corrida da população. O ambiente virtual não tem fronteiras, por isso com o software o cliente pode realizar os exercícios de onde estiver e no horário que achar conveniente. Com a ferramenta não existem mais distâncias para a realização do tratamento. O Postura.com é uma nova forma de fazer fisioterapia”, afirma Patricia Lacombe, fisioterapeuta responsável pela criação do instituto.

O conceito foi desenvolvido também levando em conta a inclusão digital e o novo padrão de consumo da sociedade. Na primeira visita ao Postura.com, você realiza uma autoavaliação lúdica, com ajuda de um fisioterapeuta online, no qual seleciona em um boneco virtual os pontos de dor e define a intensidade e como o problema tem afetado sua qualidade de vida. Depois, o sistema analisa os dados e gera uma série de movimentos exclusivos voltados para o tratamento da dor e da saúde global do consumidor. “Não tratamos apenas a dor, e sim a causa do problema. Nosso método trata da globalidade, estimulando o conhecimento sobre o próprio corpo e dos limites de cada um. Dessa forma, o você passa a consertar hábitos posturais errados, e automaticamente a chance de novas lesões diminui”, explica Patrícia.

Para facilitar o entendimento, os exercícios são explicados de forma educativa em vídeos, fotos e texto. Além disso, são disponibilizadas orientações diárias, e é possível tirar dúvidas sobre os movimentos com profissionais presencialmente ou por meio da central de relacionamento online.

/ Tecnologia a favor da coluna

A ginástica holística – conceito francês que se baseia nos pilares de educação, prevenção e tratamento –, é a modalidade que está por trás do Postura.com. A técnica propõe uma série de exercícios que proporcionam o tratamento globalizado do corpo, por meio de movimentos que aumentam o tônus muscular e auxiliam no realinhamento da coluna cervical.

“Nosso objetivo com o novo modelo é proporcionar maior acessibilidade ao método, pois hoje os pacientes buscam opções que unam saúde com praticidade e ganho de tempo. Por isso, acreditamos que essa é a melhor forma de difundir a ginástica holística nacionalmente e estimular que mais pessoas conheçam os benefícios da técnica”, declara Patrícia.