COMIDA + BEBIDA

Dê um up em seu sanduíche caseiro

Bruno Acioli

27 | Agosto | 2016

Que tal encarar a cozinha hoje e preparar um sanduíche caprichado? Nem é preciso ser um chef gourmet especializado para inovar na hora de comer. O lance é adicionar elementos diferentes às suas receitas favoritas, como cheese burger, um pernil acebolado, hot dog etc.

Convidamos três estabelecimentos que são verdadeiros craques em conquistar a clientela quando o assunto é sanduíche: Lanchonete da Cidade, Brew Dog Bar e Bar Original, todos localizados em São Paulo. Aqui, você vai aprender a preparar dois tipos de molho, maionese e um mix de queijos que vai fazer a cabeça da sua turma e transformar sua cozinha no ambiente mais legal da casa.

Molho Aioli, por BrewDog Bar

/Ingredientes

– 500 gramas de alho
– 2 kg de maionese
– 500 ml de azeite
– ½ maço de tomilho fresco
– ½ maço de alecrim
– ½ maço de orégano fresco
– ½ maço de salsinha
– 5 folhas de louro
– 2 unidades de pimenta dedo de moça

/Modo de preparo

Cozinhe os alhos no azeite com as ervas e a pimenta dedo de moça em fogo baixo, sem ferver, por duas horas ou até o alho ficar bem macio. Depois, escorra este óleo, peneirando-o. Tire as ervas e separe os alhos, que serão amassados ou processados até formarem uma pasta bem lisa. Em seguida, misture esse alho batido com maionese, acrescente sal e pimenta a gosto, e 100 ml deste azeite que foi confitado. Para finalizar, agregue a salsinha bem picada à maionese. Agora o molho aioli está pronto para dar um toque especial ao sanduíche.

Mix de queijos fundidos, por Lanchonete da Cidade

/ Ingredientes

– 75g de queijo estepe
– 75g de queijo gouda
– 150ml de água
– 20g de manteiga

/ Modo de preparo

Picar os queijos em pedaços médios e coloca-los em uma panela. Acrescentar a água e a manteiga e levar ao fogo médio. Mexer bem até os queijos derreterem por completo e a massa estiver homogênea. Servir em cima do hambúrguer com o acompanhamento que quiser.

Molho de repolho, por Bar Original

/ Ingredientes

– 339g de repolho verde
– 190g maionese
– 30g de mostarda
– 2g de noz moscada
– 14g de vinagre

/ Modo de preparo

Cortar o repolho bem fino e acrescentar os outros ingredientes, mexendo bem.

Maionese básica, por Lanchonete da Cidade

/ Ingredientes

– 100g de mostarda Dijon
– 1 ovo inteiro e 1 gema
– ½ xícara de óleo de milho
– Sal, pimenta e noz moscada a gosto

/ Modo de preparo

Colocar a mostarda, o ovo e a gema no liquidificado e, sempre batendo, vá acrescentando o óleo em fio. Bater até o molho encorpar e firmar, então juntar o sal e algumas pitadas de pimenta e noz moscada.

EXTRA: Dicas de Julice, da Julice Boulangère, para montar o sanduba perfeito!

/ A arquitetura de um sanduíche começa e termina com o pão. É dele a tarefa de sustentar o sanduíche, enquanto a textura deve ser composta a partir dos ingredientes. Se o conteúdo é muito aguado, como num sanduíche de atum, um pão de textura mais crocante pode ser o ideal, para equilibrar.

/ Sempre coloque a mostarda e a maionese longe uma da outra, se não a maionese diluirá o sabor da mostarda.

/ Coloque sempre o queijo perto do pão. Ele reforça a estrutura e durabilidade do sanduíche. Porém, se o queijo é derretido com carne, coloque este ao lado da carne, acrescentando assim mais consistência.

/ Tempere as folhas verdes antes de colocá-las no pão, assegurando assim que todas as folhas estejam com tempero por igual.

/ Quanto à durabilidade, pense não só em quando você pretende comer esse sanduíche, mas também se todos os ingredientes que estão nele duram mais ou menos o mesmo tempo.

/ Se quiser usar um pão tostado, toste apenas um dos lados e o coloque virado para a parte interna do sanduíche. Isso porque, assim, o pão absorve alguns ingredientes e mantém a textura dos mesmos e o lado tostado cria uma barreira que previne que o lado macio fique encharcado.

/ Não coloque molho sobre as folhas. Se fizer isso, o molho empoça e, quando alguém morder o sanduíche, provavelmente derrubará todo o recheio pra fora.