Correr na rua ou na esteira? A dúvida sempre pinta para quem curte dar umas pernadas e manter a saúde em dia. É claro que ambas as opções têm vantagens. Aqui, vamos mostrar os pontos positivos de cada escolha para que você saiba o momento certo de investir em um ou outro.

Correr na esteira

/ Conforto Para quem está acima do peso, essa pode ser a melhor opção. É indicado começar por aqui pois o aparelho diminui o impacto da corrida no corpo em até 10%. Só para você ter uma ideia, quando você corre na rua, suas articulações sofrem de e2 a 3 vezes com o peso de seu corpo. Sem contar quem em dia frios ou chuvosos você não sabota seu treino, não é?

/Foco muscular Temos aqui também um foco de trabalho nos músculos anteriores da coxa, responsáveis pelo o equilíbrio e estabilização.

/ Controle de ritmo Com os treinos em esteira você pode determinar o ritmo pelo controle que a máquina dispõe, facilitando assim um pouco mais de conforto, tudo a um toque do painel (ou botão de emergência).

Correr na rua

/ Foco muscular Porém, ao treinar na rua, você consegue trabalhar melhor a musculatura do corpo, principalmente os músculos posteriores coxa. “Na rua, você consegue dar mais ênfase a esses músculos, já que eles são responsáveis pela propulsão do corpo”, explica o treinador da João Vicente de Morais, diretor técnico da Assessoria Esportiva XTRY Sports. Mas não para por aí: a panturrilha atua com grande importância também. Além, é claro, da ativação de vários músculos estabilizadores, como o core, decorrente das imperfeições do piso que invariavelmente é ondulado, esburacado ou desnivelado.

/ Controle de ritmo  Vai variar de acordo com seu local de treinamento, que pode contar com subidas, descidas, plano, terreno irregular, etc. “Tipo de piso também influencia no ritmo e na atuação muscular, fazendo um ótimo trabalho proprioceptivo; com relação as passadas, sua variação é maior que na esteira, motivada pelas diferenças encontradas também no piso”, diz o treinador João Vicente.

/ Sensação de liberdade Um dos fatores mais importantes que pesam a favor de correr é na rua é sensação de liberdade que ela promove, desfrutando de fatores externos que farão bem para o corpo e para mente. Ir para rua ou ficar em um ambiente fechado tem suas vantagens e desvantagens, mas o principal retorno é para sua saúde; e ela agradece.

Agora é só decidir se vai de esteira ou rua e, por que não, intercalar os treinos para ter o melhor dos dois?