Nutricionista do Saúde com Definição explica a diferença entre os dois

A perda de peso é um assunto bastante discutido nos dias de hoje, não só pelo padrão de beleza pré-estabelecido pela sociedade, mas também pelo alto número de casos de obesidade. Diversas revistas, programas de TV e outras plataformas apresentam saídas como, por exemplo, dietas, shakes e exercícios para pessoas que estão em busca do corpo e peso ideal, porém o que muitos são sabem é que há uma diferença entre perder peso e perder gordura. Quando a balança mostra uma queda no peso, não significa necessariamente que houve perda apenas de gordura, pode estar associado ao fato da perda de massa magra e líquido.

O nutricionista Leandro Kuroda, criador do Saúde com Definição, explica que a perda da gordura simboliza o real emagrecimento, que é o conjunto da manutenção da massa muscular, alimentação e treinos, onde você adquire um corpo definido e saudável, com vitalidade e energia. Já a perda de peso simboliza a perda de massa magra e líquido, que resulta apenas em um corpo frágil com flacidez, celulites e sinais de envelhecimento.

Para perder gordura é preciso consumir menos calorias que as gastas com exercícios físicos e dietas balanceadas. O nutricionista ressalta que não deve ficar sem consumir nenhuma caloria, o correto é consumi-las de forma balanceada, “Dietas muito restritas são um estresse para o corpo e ainda não fornecem as quantidades adequadas de antioxidantes, vitaminas e minerais que o organismo necessita”, destaca Kuroda.

A melhor saída para a perda de gordura é ter um plano alimentar baseado no funcionamento do organismo de cada um. De forma geral, Kuroda aconselha que as pessoas comam de 8-10 porções de vegetais e frutas, a menor quantidade possível de carboidratos e gorduras trans e proteínas magras. O especialista alerta também que devemos comer mais devagar, pois nosso cérebro demora em torno de 15 a 20 minutos para receber a mensagem de saciedade, o que levará a comer apenas até ficar satisfeito e não totalmente cheio.

A prática de exercícios físicos acelera a perda de gordura, o personal Caio Fonseca, também do Saúde com Definição e das academias Competition, conta que o melhor método para perder gordura é o treino intercalado de alta intensidade, ou seja, são picos de alta velocidade durante a corrida. Os melhores exercícios de musculação para a perda gordura são aqueles mais complexos que trabalham vários músculos ao mesmo tempo, como, por exemplo, o agachamento.

Outro detalhe importante que o nutricionista Kuroda destaca é um assunto bastante debatido entre as pessoas: de quantas em quantas horas devemos comer. “A melhor saída é a que a pessoa melhor se adapte e consiga comer a quantidade certa de cada tipo de alimentos para o objetivo que ela deseja alcançar. Antes se acreditava que comer a cada 3 horas acelerava o metabolismo e era melhor para a perda de gordura. Hoje novos estudos mostram que independe o número de refeições, o que importa é a quantidade certa”.