Ao adiantar uma hora no relógio, sua rotina diária abruptamente, o relógio hormonal é forçado a mudar o funcionamento e, com isso, são comuns as queixas de cansaço e mau humor relacionados ao horário de verão. Os que menos sofrem com a mudança de horário, são os que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo. Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário.

Quer saber como fazer isso? Então, se liga nas dicas que Angela Beatriz Lana, especialista em medicina do sono formada em otorrinolaringologista pelo Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) bolou para você:

– Evite abusos alimentares e de bebida alcoólica durante o fim de semana
– Durma um pouco mais cedo no sábado e no domingo, inclusive invista em cochilos. Isso se chama reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar;
– Evite cafeína e bebidas energéticas a noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a mais adaptação do nosso relógio biológico
– Não pule o treino na academia ou de corrida porque esta se sentindo mais cansado;
– Tente fazer cochilos rápidos de 15 a 20 min após o almoço;

É importante lembrar que dormir não é perda de tempo. Ao dormir bem, as defesas do corpo estão em pleno funcionamento e protegem o organismo de infecções.