O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para os males da tuberculose, doença que provoca aproximadamente 5 mil mortes por ano.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está na 17º posição entre os 22 países responsáveis por 80% dos casos de tuberculose no mundo.

A infectologista Andrea Lucia de Almeida afirma que a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra e alerta sobre os sintomas para diagnosticá-la.

“A tuberculose é uma doença de transmissão respiratória. Por exemplo, uma pessoa doente pode transmitir para outra pessoa sem cobrir a boca perto da mesma. Além disso, pacientes com febre e tosse produtiva por mais de 15 dias devem procurar um serviço de saúde e realizar radiografia do tórax e exames de escarro para pesquisa da bactéria”, explica.
A médica destaca ainda que qualquer indivíduo pode contrair a tuberculose, embora profissionais de saúde estejam mais sujeitos à doença. Além disso, Andrea conta que a vacina BCG, aplicada no nascimento, só protege contra formas graves da doença.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a tuberculose afete 9 milhões de pessoas no mundo, sendo que 3 milhões não sabem que estão com o vírus.

O tratamento dura em torno de seis meses e são necessários exames de escarro de controle periodicamente.

Saiba quais são alguns dos sintomas da tuberculose:

– Tosse seca;
– Falta de apetite;
– Emagrecimento;
– Fraqueza.