Se você é fã de cervejas premium, em especial as produzidas nos EUA, pode preparar a geladeira para receber rótulos significativos. Nos últimos dias, a Ambev apresentou ao mercado brasileiro uma parceria com a americana Goose Island, natural de Chicago. Já ouviu falar? A história dos caras é repleta de inspiração nas cervejas inglesas e muita inovação. Tanto que a maior parte das receitas produzidas nos caldeirões de lá ganhou algum prêmio nacional ou internacional em competições da comunidade cervejeira. Em especial, dois rótulos que debutam a presença do Ganso no país.

/ Goose Island Honker’s Ale
Goose Island Honker's Ale

Em 2006, o rótulo levou medalha de bronze durante o Campeonato Mundial de Cerveja. Essa é uma Ale bem ao estilo britânico, que enaltece a cultura pop inglesa. Tem cor de castanha e sabor terroso, com uma doçura sutil. É produzida com lúpulo inglês e tem aroma tostado, que remete a pão e nozes. Possui 4.3% de teor alcoólico e 30 IBU. Combina muito bem com carnes e hambúrgueres.

/Goose Island IPA


Goose Island IPADetentora de 6 medalhas em campeonatos, sendo uma delas de ouro, durante o Mundial, em 2010. O aroma denota malte, caramelo e características cítricas. Tem 5.9% de teor alcoólico e 55 IBU. Cai muito bem com comida mexicana. Apesar de ser produzida nos EUA, lembra bastante as costumeiras IPAs de Londres.

/ Goose Island + Brasil

Ainda que o mercado de cervejas especiais por aqui seja pequeno (4%, mediante os quase 20% dos americanos) o crescimento na procura de diversidade de consumo é exponencial: 36% nos últimos três anos, de acordo com a consultoria britânica Mintel, que faz pesquisas sobre o mercado de bebidas. Não por menos, a cervejaria de Chicago abriu um largo sorriso chegar em terras tupiniquins. “Estamos muito entusiasmados com essa nova oferta de nossos produtos por aqui. Sabemos que o Brasil é um mercado que cresce sem restrições e poder oferecer nossos rótulos é uma oportunidade ótima para agradar o paladar desse público exigente”, explica Ken Hunnemeder, produtor de conteúdo da Goose Island, durante evento de lançamento no Empório Alto de Pinheiros, em São Paulo.

Leia também: aposte nos temperos de cerveja na hora de cozinhar

Para Mauricio Landi, responsável pelas marcas importadas de cervejas especiais de AMBEV, (como Leffe, Franziskaner, Hoegaarden e mais recentemente Patagonia), o desafio é similar. “Estamos trabalhando para, até o final do ano, apresentar mais alguns rótulos da Goose Island. Entre as novidades, teremos uma cerveja colaborativa com a Wäls [cervejaria de MG] que deve conter elementos mineiros e envelhecida em tonéis de cachaça, além de um lançamento surpresa que pode rolar em setembro“, instiga Landi.

Cada estilo de cerveja tem uma temperatura adequada. Sabia dessa?

Segundo uma fonte próxima às negociações Ambev-Goose Island, não é descartada a possibilidade de o próximo rótulo ser uma saision, como a cerveja Sofie que, pelas características leves e frescas da bebida, seria uma combinação perfeita para o verão brasileiro.

Tanto Honker’s Ale como Goose IPA estão disponíveis em redes de hipermercados no eixo SP-RJ-MG a partir de R$16. Os rótulos também incorporarão as cartas de bebidas dos principais bares no circuito noturno. Para outras regiões, é possível adquirir no www.emporiodacerveja.com.br.