Não importa se o destino é sambar na Sapucaí até o dia amanhecer ou curtir os blocos de carnaval de rua da sua cidade. Para aproveitar a festa e evitar desconfortos durante os desfiles e bailes de carnaval, os cuidados com a alimentação são fundamentais.

Segundo Flávia Morais, coordenadora de nutrição da Rede Mundo Verde, a regra é moderação. Os principais problemas que ocorrem durante o carnaval são em função do excesso de álcool e da má alimentação. “Todo esse agito precisa de disposição e alguns alimentos fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro e Magnésio podem ajudar a manter as energias.”, aconselha.

Além da alimentação, você deve estar atento à hidratação. “A chance de ocorrer desidratação nesse período é muito maior, principalmente quando há o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que aumentam a eliminação de água pelo organismo. Os cuidados com a hidratação poupam os músculos da fadiga”, explica Flávia. “Portanto, beba bastante líquido na forma de água, suco de frutas, água de coco e chás gelados”, alerta.

Para pular todos os dias de carnaval, espantar a falta de pique e driblar o cansaço, a nutricionista selecionou algumas dicas de alimentos para aproveitar a festa. Confira:

barrinha_interna_1

Cereais integrais/ São altamente energéticos por serem fontes de carboidratos, que oferecem o principal combustível para o fornecimento de energia para nossas células, a glicose. Granola, flocos de aveia, quinua e amaranto são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas no café da manhã, por exemplo. O arroz e as massas integrais podem ser utilizados nas principais refeições.

AA026294

Sementes oleaginosas/ Fontes de gorduras insaturadas, ajudam a fornecer energia e também protegem o coração. Castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache podem ser utilizados para preparar um mix de sementes, que pode ser consumido como um pequeno lanche. Experimente adicionar às oleaginosas frutas secas como as tâmaras, damascos e uvas-passas.

alimentos-termogenicos-guarana-em-poGuaraná em pó/ Possui boa quantidade de cafeína, um potente estimulante do sistema nervoso central, que ajuda a aumentar a disposição. Pode ser adicionado a sucos e vitaminas para consumir antes das festas e durante o desfile nos blocos de carnaval.

geleia-real-capsulas

Geleia real/ Fonte de vitaminas do complexo B, que participam de diversas reações relacionadas à produção de energia no organismo, auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios, melhorando a disposição tanto física quanto mental. Deve ser consumida pela manhã para garantir disposição e energia ao longo do dia.

levedura-de-cervejaLevedo de cerveja/ Fonte de vitaminas do complexo B que são essenciais para o metabolismo dos carboidratos, atua na conversão da glicose em energia. Pode ser encontrado em cápsulas e em pó.

geleia1Mel/ Composto por glicose e frutose, carboidratos simples que fornecem energia rapidamente para nosso organismo. Pode ser utilizado em saladas de frutas, iogurtes e com açaí e granola. O mel em sachê é uma opção prática para repor as energias durante a folia.

alergia-polen

Polén/ As vitaminas do complexo B presentes no pólen melhoram a utilização dos nutrientes pelo organismo. Atuam, ainda, em reações químicas que fornecem energia para o organismo. Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico. Pode ser consumido puro ou adicionado a sucos e vitaminas.