A cachaça é a bebida mais brasileira de todas. Além de toda a importância histórica e cultural, a produção de cachaça foi uma das mais impactantes atividades econômicas do Brasil. Inclusive, o dia 13 de setembro rende homenagem ao destilado. 

E m 13 de setembro de 1649, os portugueses, através de uma Carta Real, proibiram a fabricação e venda da cachaça em todo o território brasileiro. 12 anos depois, os proprietários de cana-de-açúcar e alambiques, indignados com as constantes cobranças de impostos ao longo dos anos e perseguidos por vender a bebida, se revoltam no dia 13 de setembro de 1661 e tomam o poder no Rio de Janeiro por cinco meses, resultando em um dos primeiros movimentos de insurreição nacional conhecido como a Revolta da Cachaça. Assim, o dia 13 de setembro celebra o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando o destilado era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

De acordo com Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), a versatilidade da bebida na coquetelaria vem se mostrando igual a de destilados de qualidade como vodca, gin ou rum. Vários bartenders a utilizam para reinventar drinks famosos, tais como o Mojito, Dry Martini e a Margarita.

“Considerando a diversidade regional de produção, com opções diversas entre as bebidas não envelhecidas e envelhecidas nas inúmeras madeiras, cada uma com impactos sensoriais distintos, temos uma base extensa de experimentação de coquetéis contemporâneos, tanto no Brasil como internacionalmente. É essa quantidade de atributos que faz a Cachaça um destilado distinto dos demais, que vem conquistando espaço e angariando novos fãs no mundo todo”, enfatiza Lima.

Aqui, sugerimos receitas de coquetéis com cachaça para você curtir a data (e sempre que quiser). Acompanhe.

/ menu de cachaça

// Drummond | Banqueta Bar

/ Ingredientes

45 ml de cachaça Espirito de Minas
20 ml de Brasilberg
15 ml de xarope de cana
10 ml de suco de limão
Laranja desidratada para decorar
Gelo

/ Modo de preparo

Bata todos os ingredientes na coqueteleira e sirva em copo baixo com gelo. Finalize com uma fatia de laranja desidratada.

/// Caipirinha de Uva com Hortelã | Tatu Bola

/ Ingredientes 

45 ml de cachaça
20 ml de xarope de açúcar
Folhas de hortelã
Uvas
Gelo 

/ Modo de preparo

Combine todos os ingredientes na coqueteleira com gelo. Mexa vigorosamente. Sirva em um copo baixo ou pote de geleia.  

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, ODIAMOS SPAM!

//// Romeu e Julieta | Fortunato Bar

/ Ingredientes

45 ml de Cachaça Espírito de Minas
10 ml de suco de limão
15 ml de xarope de açúcar 
1 colher de sopa de purê de goiaba
Espuma de goiabada
Queijo ralado
gelo

/ Modo de preparo

Combine a cachaça, suco de limão, xarope de açúcar e purê de goiabada na coqueteleira com gelo. Mexa vigorosamente. Sirva em uma caneca com gelo. Cubra com espuma de goiabada e finalize polvilhando queijo ralado por cima da espuma.

Como fazer purê de goiaba: bata um pedaço de goiaba sem casca no liquidificador sem água. 
Como fazer espuma de goiabada: em uma panela, coloque um pedaço de goiabada com 50 ml de água. Mexa em fogo alto até derreter a goiabada. Em seguida, diminua o fogo e deixe a mistura reduzir. Adicione o creme a um sifão ou misture com aquafaba. 
Como fazer aquafaba: deixe uma xícara de chá de grão de bico de molho por 8 horas. Troque a água e repita por mais 8 horas. Após esse período, cozinhe o grão de bico por 8 min em fogo alto. Troque a água e repita. Agora, separe o grão de bico e reserve a água do cozimento. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Por fim, use como um emulsificador natural e vegano. 

///// Brasileirinha | Eu Tu Eles

/ Ingredientes

45 ml de Cachaça 
15 ml de xarope de açúcar
1 limão cortado em cubos macerados
1 kiwi macerado
1 caju macerado
15 ml de suco de limão siciliano
gelo

/ Modo de preparo

Combine todos os ingredientes na coqueteleira com gelo. Mexa vigorosamente. Sirva em um pote de geleia com bastante gelo. 

////// Serena | Aragon

/ Ingredientes

45 ml de Cachaça Espírito de Minas
15 ml de xarope de caju com pimenta jamaica
10 ml de suco de limão siciliano
Noz moscada
gelo

/ Modo de preparo

Combine todos os ingredientes na coqueteleira com gelo. Mexa vigorosamente. Sirva em taça coupé. Finalize com noz moscada ralada e meia fatia de laranja desidratada.

/////// Old Fashion

/ Ingredientes

50ml de cachaça
1 cubo de açúcar granulado
3 lances de angostura
 Twist de laranja 
Gelo

/ Modo de preparo

Em copo baixo, coloque o cubo de açúcar granulado. Dê três lances de angostura e macere. Em seguida, coloque uma pedra de gelo grande e sirva a cachaça. Mexa. Finalize com um twist de laranja. 

//////// Cajito

/ Ingredientes

60 ml de cachaça prata
20 ml de suco de limão
25 ml de melado de cana um punhado de folhas de hortelã frescas
Água com gás para completar
Gelo quebrado

/ Modo de preparo

Coloque a cachaça, o suco de limão e o melado de cana em um copo alto. Macere as folhas, coloque no copo e depois encha o copo com gelo. Mexa com a colher até misturar todos os ingredientes. Complete com a água com gás e sirva em homenagem ao mojito, o drinque cubano com mais de cem anos de história.

///////// Pinga Colada

/ Ingredientes

75 ml de cachaça envelhecida
100 ml de suco de abacaxi 
20 ml de melado de cana
10 ml de suco de limão
60 ml de leite de coco
5 pedras de gelo

/ Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata vigorosamente. Despeje em um copo longo. Decore com uma folha da coroa na lateral do copo.