O celular tomou conta do seu cotidiano e isso é um fato inegável. É cada vez mais comum ver pessoas mexendo no celular enquanto andam, não é? Eis outro fato: Você sabia que são os smartphones, acompanhados pelos notebooks, os grandes causadores das dores nas costas da população atualmente?

De acordo com Diamani Caran, fisioterapeuta e diretora da clínica Inovar Saúde, a postura errada em frente ao computador é prejudicial à saúde e causa, sim, dores nas costas. “Por serem dispositivos compactos, você tende a ficar cada vez mais curvado, o que pode resultar em dores musculares e problemas severos na coluna vertebral”, diz.

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Diamani alerta que cada você precisa adaptar seu local de trabalho com seu biotipo. “No caso dos notebooks, é importante que ele fique sobre uma superfície plana e lisa. Existem suportes no mercado que se ajustam para que a tela fique na altura do rosto da pessoa. Utilizar um teclado e um mouse acoplados para facilitar a mobilidade dos membros superiores também é importante.”

Como evitar dores nas costas?

A fisioterapeuta sugere algumas dicas importantes para manter a postura correta ao utilizar esses equipamentos e não prejudicar a coluna:

1/ Mantenha os calcanhares no chão ou em uma rampa de apoio (vale improvisar com livros ou caixas pequenas). Os joelhos devem fazer um ângulo de 90 graus, livres, sem compressão;

2/ A região lombar e o quadril devem ficar sempre em contato com o encosto da cadeira;

3/ Cotovelos e punhos precisam ficar apoiados. Caso sua cadeira não tenha braços reguláveis, mantenha-os na mesa;

4/ Mantenha o olhar sempre no horizonte, não abaixe ou levante a cabeça ou pescoço. Caso você utilize lentes progressivas, o monitor deve ficar um pouco mais abaixo para evitar a extensão do pescoço.