Pesquisadores americanos acabaram de descobrir que o nível de certos hormônios sexuais fornece indicações sobre problemas cardíacos. O estudo foi publicado no periódico Heart Rhythm (EUA). De acordo com a avaliação dos cientistas, 95% das paradas cardíacas súbitas são fatais e cinco milhões de pessoas morrem anualmente de parada cardíaca em todo o mundo. Para melhorar a prevenção, cientistas estão buscando sinais que prevejam esse evento.

Os dados analisados foram extraídos do estudo de morte súbita inesperadas, que incluiu todas as mortes relacionadas a causas cardíacas na cidade de Portland (EUA) e áreas adjacentes ao longo de vários anos. Os pesquisadores do Instituto do Coração Cedars-Sinai (Califórnia) analisaram o nível de hormônios no sangue de 149 pacientes com morte cardíaca súbita e os compararam ao nível de 149 sujeitos do estudo que tiveram doença da artéria coronária, mas não tiveram parada cardíaca súbita.
Segundo o estudo, homens com parada cardíaca súbita tinham nível mais baixos de testosterona ( (hormônio que turbina o apetite sexual). “Esta foi a primeira vez em que foi relatada uma associação entre níveis de hormônios sexuais e parada cardíaca súbita”, disse o líder do estudo, Sumeet Chugh.