Boa notícia: bacon pode combater sua ressaca 

BRUNO ACIOLI

Aqui vai uma dica que serve como conselho de mãe: reabasteça o estoque de bacon de sua geladeira… ele pode salvar seu dia pós-bebedeira.

Depois de tomar umas e outras (ou várias) no camarote do carnaval, no bloco de rua, na balada, o que sobra? A ressaca. Isso porque seu corpo paga as consequências pelo consumo excessivo de bebidas alcóolicas e pela maratona de poucas horas de sono incentivada pelo melhor feriado do ano. 

É preciso resistência e preparo para aguentar tantos dias seguidos de festa, agito e diversão, regados à birita. E, claro, chega aquele momento em que a ressaca, tal como a saudade da ex, bate sem dó. 

/ o poder do bacon contra a ressaca


Acontece que, para dias como esse, a solução é devorar um belo sanduíche com bacon! Isso porque, de acordo com cientistas da Universidade NewCastle (Reino Unido), o bacon contém proteínas que amenizam os sintomas da ressaca e indisposição, assim como aceleram o metabolismo e ajudam o corpo a eliminar as toxinas provenientes do álcool mais rápido. “É um alimento rico em aminoácidos e gordura, o que supre necessidades do corpo, sendo capaz de regularizar as condições naturais do organismo”, explica Elin Roberts, envolvida no estudo.

Além disso, o alimento é também uma fonte de vitamina B3, que auxilia no combate de infecções e estimula o sistema imunológico, além de preservar a memória. E tem mais: se você investir em um belo sanduba, terá a dose necessária de carboidratos que potencializam sua recuperação.

De acordo com Arthur Guerra, presidente do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), o organismo demora, em média, de 1 a 3 horas para metabolizar uma dose de álcool. “Como o álcool por si mesmo induz a desidratação, durante e/após seu consumo, é essencial reidratar-se”, diz.

Estima-se que o consumo de 50 g de álcool em 250 ml de água (aproximadamente 4 doses) causa a eliminação de 600 a 1 000 ml de água em algumas horas. “O álcool é diurético (por diminuir a concentração de vasopressina, ou hormônio antidiurético) e alguns dos efeitos, como suor, vômito e diarreia (comuns na ressaca), ainda promovem mais perda de água no organismo”, explica. 

Quer receber mais conteúdos como este?
Inscreva-se abaixo. Nada de spam!

// Como preparar um bacon delicioso

Para um bacon mais crocante, a Chef Dobis revela que o segredo é fritar por mais tempo, até ficar dourado. “É preciso ficar atento durante o processo para não queimar. Isso estraga o alimento, deixando-o com gosto amargo. Por isso, o ideal é fritar em fogo médio em frigideira antiaderente, sem óleo”, indica Dobis.

Outra forma diferente de preparar é temperando o bacon com condimentos e especiarias. Debois sugere também uma forma mais prática de preparar a carne. “Basta colocar as fatias de bacon em um prato forrado com papel-toalha, cobrir também com papel-toalha e levar ao microondas por um minuto”.