O site de relacionamentos ParPerfeito resolveu descobrir quais são as mentiras mais contadas e as mais odiadas por homens e mulheres durante a paquera. Para tanto, realizou uma pesquisa com 2 300 solteiros usuários do site que revelou que as mulheres mentem mais do que os homens durante a paquera. Sim, a maioria das mulheres (64%) respondeu que mente nesta situação contra 51% dos homens, que afirmaram já mentir para a pretendente.

Para Frederico Mattos, consultor de relacionamento do ParPerfeito, esse resultado tem uma explicação: “A mulher, de modo geral, tem um difícil desafio na hora da paquera, pois precisa passar por cima do preconceito generalizado pelo  desempenho pessoal. Dessa forma, precisa ocultar aspectos da personalidade e da história pessoal para não ser julgada de modo indevido”, analisa.

Segundo ele, é interessante notar que 82% das mulheres já descobriram mentiras dos homens e apenas 51% deles assumem ter contado, ou seja, pode ser que eles neguem até para si mesmos que já mentiram. Já as mentiras masculinas, diferentes das femininas que precisam ocultar coisas, são para criar magnitude no desempenho. “Se fez uma coisa diz que fez duas, se ganhou três ele fala que ganhou cinco”, comenta Mattos.

woman can't speech

Quando questionados se perdoariam uma mentira, mulheres e homens foram unânimes e responderam que sim, sendo que eles perdoariam mais do que elas, 75% contra 55%, respectivamente. “Como as mulheres já entenderam que os homens parecem temer a pequenez do próprio desempenho parecem estar desenvolvendo uma resistência maior às mentiras. E os homens, como são mais permissivos com as próprias mentiras, tendem a ser mais tolerantes com as mentiras alheias”, conclui Frederico.

Já as mentiras contadas pelas mulheres tentam ocultar suas fragilidades emocionais, seja na hora de dizer se está pronta para sair, que não está incomodada com nada, que não é ciumenta, quando não está com desejo (dor de cabeça) ou que não liga para o peso. Os homens, em contrapartida, mentem sobre  performance, tentando ocultar distração ou negligência amorosa quando fala que não viu a ligação ou acabou a bateria, ou seja, não pode denunciar que estava indisponível voluntariamente.

Na avaliação do consultor em relacionamento, as mentiras são sempre proporcionais à necessidade de agradar versus as expectativas da outra pessoa. Se um tem expectativas irreais sobre o outro a tendência é haver maior desejo de mentir.

As mentiras que homens e mulheres mais se incomodam em ouvir é sobre a possível infidelidade, 53% delas contra 36% deles. “Parece haver um medo generalizado pela leviandade nos dias atuais. O sentimento de ser enganado parece ser tão doloroso quanto à ideia de traição pessoal. Os acordos precisam ser bem claros e as reações maduras, não adianta enlouquecer diante de qualquer evento estranho e depois esperar que a verdade surja com facilidade”, finaliza Frederico.