Parece que a infidelidade só precisa de uma oportunidade para acontecer. É o que sugere uma pesquisa realizada pelo portal AshleyMadison.com, maior site de traição do planeta. E a famosa esticada no trabalho – que sempre foi alvo de suspeitas – é a justificativa ideal. Entre os brasileiros, 41,2% dos homens e 36,7% das mulheres usam o trabalho como desculpa para uma pulada de cerca. Os dados da pesquisa também indicam que, agora no inverno, aumenta a preferência dos usuários por amantes. Principalmente, a partir de computadores no trabalho. Isso fica evidente nos índices dos últimos três anos, que você confere a seguir.

LEIA TAMBÉM: Vai pular a cerca? Não seja pego na hora H

Segundo o estudo de casos, em 2012, o aumento na procura de parceiros extraconjugais, entre junho e agosto, foi de 51%. Já em 2013, de 64%. No ano passado, 74% a mais de infiéis usaram o horário do expediente para procurar um “affaire de inverno”. Foram ouvidos 8.397 brasileiros com idade entre 30 e 55 anos. “À medida que o inverno se aproxima, as pessoas mudam o olhar e começam a procurar parceiros menos distantes. Já que a prioridade está na proximidade com o local de serviço ou de casa, não surpreende esse uso dos equipamentos de trabalho. A prática ainda funciona como um excelente disfarce. Quem irá duvidar do funcionário aplicado em pleno inverno?”, comenta Noel Biderman, CEO e fundador do AshleyMadison.com, que conta com mais de três milhões de usuários no Brasil. Para Márcia Mathias, sexóloga e consultora do portal, o ‘X’ da questão é a astúcia. Quando as pessoas que desejam pular a cerca passam mais tempo trabalhando tendem a saciar os desejos por ali mesmo. “Na tela do computador fica mais fácil disfarçar, já que, na maioria das vezes, não há como saber se a pessoa está realmente trabalhando”, esclarece a especialista.

LEIA TAMBÉM: Traição tende a acontecer na última oportunidade

Vale lembrar que, no Brasil, monitorar e-mail pessoal do trabalhador não é permitido, mas (sabemos que) há programas de vigilância que se ocupam da prática. Então, principalmente para os que estão “debutando na arte” e ainda não têm muita experiência, é bom se cuidar. Afinal, um descuido pode significar problemas com o chefe ou com a companheira.

Brace yourselves, Winter is coming.