Os blocos já tomaram conta das cidades, todo mundo aproveita para se divertir, mas o complicado mesmo é aguentar tanto tempo na folia sem sofrer com o calor e alguns problemas que você só sente depois de tudo, em casa, não é mesmo? Dor do pé, nos joelhos, corpo cansado e se atrapalhar com roupas e acessórios são alguns deles.

 A primeira coisa que você precisa ter em mente ao cair na folia é estar confortável. E, claro, dá para fazer isso e ainda ficar com um visual bacana. Vale lembrar que qualquer look, por mais legal que pareça, pode desmoronar depois que tocarem as primeiras notas seja do Axé, do Samba e até mesmo do Sambô (Ninguém é perfeito, né?). Confira algumas sacadas para curtir a época mais gostosa do ano sem perrengues!

/ O calçado ideal

Você adoro andar de chinelos, certo? Legal, mas aqui, você vai deixar seu par de Havaianas em casa. Primeiro porque ele vai te deixar com bolhas nos pés e depois porque seu pé vai suar, você vai escorregar e, de quebra, a correia arrebentará te deixando descalço no meio da festa. Se chover então nem se fala! Tênis também não são os mais indicados. São quentes, apertam os pés e ficar muito tempo de pé, pulando e bebendo vai te deixar levemente inchado, piorando um pouco a situação. Use sandálias. Sim, as boas e velhas sandálias são confortáveis, arejadas, evitam que seus dedos fiquem mergulhados em suor de meia encharcada e te não vai te deixar com bolhas se for na numeração adequada. Até o famigerado crocs estão liberadas – se você tiver coragem de sair com uma dessas na rua.

 / Bermuda, sempre!

É claro que ninguém pula o carnaval de calça jeans ou qualquer outro tipo. Logo, pode ser chover no molhado, mas vale a pena ressaltar: escolha sempre uma bermuda. Sim, parece uma dica óbvia, mas não para por aí. Há alguns detalhes que precisam ser levados muito a sério. Não vamos nem entrar no mérito de combinar bermuda xadrez com camiseta listrada ou vice-versa, ok? O que interessa aqui é que a peça escolhida tenha bolsos – você não vai querer ficar carregando o celular na mão e nem vai querer perder a carteira, certo? E mais, onde você vai enfiar todas as moedas de troco que receber a cada bebida que comprar? Dê preferência a bermudas e shorts com cordões para amarrar ou que tenham a possibilidade de adicionar um cinto ao look. Você vai suar e ele vai começar a escorregar pelo corpo. Nada mais estressante do que ter que ficar levantando a roupa que cai. Escolha uma daquelas de tactel – também conhecidas como “bermudas para nadar”. Esse tecido, além secar rápido e te livrar logo do suor, não é pesado.

/ Camisetas

As camisetas são de livre escolha. Óbvio que as brancas são mais frescas, mas tudo bem, as coloridas estão permitidas também para dar um carnavalizada no visual. Descarte a ideia de vestir uma pólo. Os tecidos são geralmente mais grossos e, portanto, mais quentes. Dobrar as mangas, além de deixar mais despojado, ajudam na ventilação.  Agora, só use regata se você estiver bronzeado. Caso contrário, nem com muito protetor você vai resistir ao sol. Além de ganhar um marca de “regata” no corpo, você vai ficar ardendo por dias. Por falar em protetor solar, faça questão de usar sempre. Principalmente no rosto para evitar que os óculos escuros te façam parecer um ET no dia seguinte.

 De resto, além da cerveja e afins, beba bastante água e aproveite a festa.