De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Negócios Harvard, em parceria com a empresa Penn States (EUA), o medo de sofrer com retaliações, punições, humilhações e até mesmo enfrentar uma demissão pode afetar a produtividade dos profissionais. Preocupações como essas reduzem o rendimento profissional, o que prejudica a criatividade, interfere no compromisso de todos os funcionários da empresa, afeta o comportamento dentro do escritório e a comunicação nos projetos.
Para Christian Barbosa, especialista em gestão do tempo e produtividade, você muitas vezes acaba adiando tarefas e deixa de lado atividades que seriam importantes para o crescimento profissional e pessoal por medo de falhar.
“A produtividade é algo que começa dentro de você, com a sua pró-atividade pessoal em suas ações diárias. Uma pessoa mais produtiva ajuda a criar uma equipe mais produtiva e uma equipe mais produtiva transforma o escritório em um ambiente mais eficiente. Converse, em seu escritório, sobre a adoção de estratégias de produtividade e inicie o processo de ajudar a todos a ter mais tempo, mais resultados e mais equilíbrio em todas as áreas”, sugere Barbosa.