Em meados de Julho de 2014, o mercado pipocou rumores de que a Kodak, famosa por produzir tudo voltado para fotografia, apresentaria dois modelos de smartphones e um modelo de tablet. Você deve ter ouvido falar também! Agora, os rumores se tornaram realidade. Durante o show internacional de eletrônicos para consumo (CES, na sigla em inglês), a fabricante enfim apresentou o tão esperado gadget, batizado de Instamatic 5. O aparelho entra no segmento de intermediários, que hoje é a fatia do mercado que as fabricantes de smartphones mais lutam por espaço.

O IM5 tem tela de 5 polegadas com resolução de 720×1280 pixels, o processador é o octa-core MediaTek com 1GB de RAM e 8GB de armazenamento interno e também possui slot para cartão micro SD para expansão de memória. Com sistema dual-chip, pesa 120g.

kodak-instamatic-5

O sistema operacional do aparelho é uma versão personalizada do Android 4.4 KitKat, mas a empresa já anunciou no evento que até o final de 2015, o IM5 receberá atualização para o Lollipop 5.0.

Como historicamente a Kodak é uma empresa conhecida por ter excelentes câmeras fotográficas, algo que foi muito esperado para ser um ponto forte no aparelho era a câmera frontal de 13 megapixels e traseira de 5 megapixels, mas pelo jeito elas se tornaram o calcanhar de Aquiles do aparelho. Não existe a possibilidade de se configurar a câmera manualmente, ou seja, poucos ajustes poderão ser feitos. Por outro lado, o auto-foco com apenas um toque é o grande diferencial. Com essa tecnologia, você pode editar a foto e já compartilhar nas redes sociais.

O Instamatic 5 deve chegar nas lojas europeias no primeiro trimestre de 2015 e logo após nos Estados Unidos. O valor de venda deve ser de aproximadamente US$ 249.

Ainda não foi divulgado pela empresa uma previsão para a chegada do aparelho em outros mercados.