Festa da firma: cuidado para não estragar sua imagem

BRUNO ACIOLI

As festas de fim de ano das empresas são ótimas oportunidades para fortalecer as relações com companheiros de trabalho e até mesmo amenizar o clima no dia a dia, futuramente. Contudo, é preciso tomar cuidado para não cometer excessos, sejam eles motivados pela bebida, sejam eles motivados por… qualquer outra razão.

Há quem considere a festa da firma como um momento para desopilar o ano e encerrar o expediente com chave de ouro. Nessa situação, é comum ver (ou ser) alguém que exagera na comemoração, toma todas, sobe na mesa e dá em cima da chefe, da secretária, da colega de setor… Apesar de ser uma festa, é preciso lembrar ainda que trata-se de um ambiente coorporativo e, apesar de ser uma celebração, expor-se dessa maneira pode arriscar seu pescoço e atrapalhar seu plano de carreira. “Normalmente, os companheiros de trabalho, depois desses casos, falam que não têm motivos para preocupação, já que isso se deu em um evento isolado e não terá reflexo no futuro do profissional”, comenta Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, consultor em gestão de projetos há 15 anos. “Lamento informar que isso não é verdade. Comportamentos errados nessas ocasiões podem (e serão) usados contra você futuro, seja por meio de fofocas, seja na avaliação do seu trabalho”, completa.

Para Barreira, isso se dá pelo fato de ser muito difícil ocorrer uma total desassociação da vida pessoal com a vida profissional. Porém, é preciso muito cuidado com a postura e os limites em ambientes de confraternizações. Abaixo, damos algumas dicas para você não sujar sua imagem durante a festa da firma. 

/ ETIQUETA DA FESTA DA FIRMA


Beba com moderação Esse é o maior arrependimento dos profissionais nas festas de fim de ano, que bebem além do limite e fazem besteira, depois na volta ao trabalho ficam morrendo de vergonha. Assim, muita parcimônia nessa hora. Claro que você pode beber, mas, não exagere, mostre limites. Não fique com a fama de ser o bêbado da empresa!

Acerte no visual Não pense que pode se vestir como em sua casa ou em para ir a uma balada. Roupas muito curtas, roupas com mensagens agressivas e excessos podem pegar mal, fazendo com que você se torne alvo das conversas. Busque usar roupas discretas e confortáveis, sem excessos e vulgaridades.

Tenha cuidado com a gula Coma bem, mas evite excesso. Também não é de bom tom a piadinha: “se o chefe está pagando, vou aproveitar e comer tudo que posso!”

Guarde os comentários Cuidado com o que se fala durante a festa. Está certo que o ambiente é de descontração, mas não é por causa disso que você pode se expor desnecessariamente falando mal do trabalho de colegas ou mesmo falando palavrões e outras besteiras. As pessoas vão se lembrar do que foi dito e podem repercutir muito mal profissionalmente.

Contenha a paquera 
 Dar em cima de alguém na festa de fim de ano pode não pegar bem e pode gerar confusão, não aproveite a oportunidade para paquerar, não é o local apropriado. Pior ainda é ficar com uma colega de trabalho, pois isso pode gerar um grande desconforto e com certeza será alvo de fofoca.

Presenteie corretamente Na hora de presentear alguém ou em um amigo secreto, muito cuidado com o que vai comprar. Presentes de muito baixo valor ou muito caro podem pegar mal. Também evite brincadeiras desnecessárias. No caso dos inimigos secretos, mais cuidados ainda!

Não pense que é carnaval Na hora de dançar cuidado com a postura. Danças muito sensuais podem pegar mal, bem como ficar gritando exageradamente… alegria não é histeria!