Treino rápido não é nenhuma novidade. No entanto, o que trazemos aqui é uma quebra de paradigmas. E vai caber tranquilamente em sua rotina.  

É comum reclamar da falta de tempo para fugir dos treinos, sejam eles na academia, sejam eles ao ar livre. Afinal, a correria do dia a dia, de certa forma, faz com que você tenha que priorizar suas atividades. E, dependendo da época, não é pecado dizer que o cuidado com o corpo fica de lado. Tudo bem, nós entendemos.

Porém, um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade McAster (Canadá) propõe que um minuto de exercícios intensos podem mudar o jogo da busca pelo corpo ideal. No trabalho, 14 participantes executaram um programa de treino rápido de 6 semanas em uma bike estacionária. Três vezes por semanas, as pessoas realizaram sessões de 20 segundos de exercício intenso sem intervalo. Depois, um minuto de esforço intenso. O resultado foi 12% de aumento na resistência física. 

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS TODA QUARTA-FEIRA. NÃO SE PREOCUPE, ODIAMOS SPAM!

treino rápido de um minuto

 Apesar de parecer simples, o estudo provou que um treino rápido e intenso de um minuto, sem intervalo, dá um up na saúde. É claro: se você pretende perder peso, ganhar massa muscular ou mudar radicalmente seu físico, é preciso muito mais que isso, além de uma dieta e acompanhamento profissional.

Mas se você procura manter-se ativo e acabar com o sedentarismo, experimente aplicar esta metodologia – que pode ser executada na sala da sua casa – com alguns dos movimentos abaixo. Você pode realizá-los em sequência ou escolher somente um deles por dia. 

1/ Burpee. Em pé, mantenha as pernas afastadas na distância dos ombros. Abaixe-se executando um movimento de agachamento com as mãos ao lado do corpo, sem apoiar os calcanhares. Jogue seus pés para trás numa posição de flexão de braços. Volte à posição anterior e, a partir dessa condição, de preferência com os calcanhares apoiados no solo, retorne à posição em pé. Faça durante um minuto.

2/ Agachamento com salto. Posicione-se em pé com os pés alinhados com os ombros e os dedos dos pés voltados para fora. mantenha os braços ao lado do corpo. Baixe até uma posição totalmente agachada com as coxas paralelas ao solo por alguns segundos. Apoie-se sobre os calcanhares e dê um salto o mais alto possível, mantendo as mãos paradas. Aterrisse suavemente e retorne à posição inicial. Repita por um minuto.

3/ Corrida na escada. Escolha uma escada e suba correndo sem pular nenhum degrau durante um minuto.

4/ Flexão de braços. Fique na posição de flexão com as mãos levemente mais afastadas que a largura dos ombros. Seu corpo deve formar uma linha reta desde os tornozelos até a cabeça. Esta é a posição inicial. Flexione os cotovelos e abaixe o corpo até que seu tórax quase encoste no chão. Retorne. Repita o movimento por um minuto.

5/ Corda. Por um minuto, faça saltos ritmados sem se preocupar com a cadência.