Pantone 2021: dicas para usar o amarelo Illumination e cinza Ultimate Gray

BRUNO ACIOLI

Como acontece em todos os anos, a Pantone, referência em padrão e tendência de cores, elegeu a cor que será destaque e tendência para o design, moda e outros segmentos durante 2021. A diferença, desta vez, é que se trata de um duo e não somente uma cor. Essa é a segunda ocasião em que a empresa apresenta este formato. 

De acordo com a marca, a opção é guiada pela união de cores que passa o sentimento de resiliência e esperança. “[A combinação é] Prática e sólida como uma rocha, ao mesmo tempo calorosa e otimista. Precisamos nos sentir encorajados e encantados. Isso é essencial para o espírito humano”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em entrevista para a Vogue americana.

/ A escolha por trás do Pantone 2021

A (ou as) escolha surpreendente trouxe o impacto desse ano já atípico, o que torna, de certa forma, a decisão acertiva da Pantone. E a ideia foi exatamente essa. Segundo o próprio Instituto Pantone, trata-se de uma escolha excepcional que carrega a mensagem de que nesse momento, precisamos caminhar juntos. 

Thaís Prado, consultora de moda especializada em imagem e estilo pela Faculdade Belas Artes, de São Paulo, explica que, embora a escolha tenha causado impacto na indústria, não é tão estranho ao nosso olhar. “O Cinza e amarelo juntos já foram muito vistos em decoração e produtos em geral, além de apostas nos desfiles de Verão 21 de marcas como Gucci, Balmain e Prada”, pontua Thaís. Aqui, a consultora ajuda a desmembrar o lançamento.

cinza Ultimate Gray é descrito pela Pantone como uma cor que traduz solidez,  força e praticidade, que remete a sensações sóbrias vividas em 2020. Um tom neutro e frio que inspira segurança e contrasta muito bem com outras cores.

Segundo Thaís, o cinza se enquadra mais fácil como tonalidade neutra e casa melhor com outras cores.  Nesse sentido, é preciso valorizar o lado estético do look, como linhas, tecidos e modelagens.  

 Em contrapartida, a especialista explica que a outra cor Pantone 2021, o amarelo Illuminating, carrega em si notas do próprio cinza, que levam a cor para uma temperatura mais fria (ainda que se assemelhe a uma cor quente), o que faz com que a dupla se torne devidamente equilibrada: traz a energia e a luz que buscamos nesse túnel batizado de 2020. A vida e o brilho que estamos buscando nesse momento.

No entanto, segundo Thaís, a escolha – em termos de cor, pode ser arriscada. “Ainda que tenha todo um contexto afetivo por trás, devemos considerar as tonalidades na hora de decidir as peças de modo que agregue a cor favorecendo o visual e não somente pela inclusão desta ou daquela cor”, diz.  

// ocasiões para incluir amarelo illuminating e cinza ultimate gray no look


No dia a dia.
O cinza se enquadra de maneira mais fácil no armário masculino. Como tonalidade neutra, casa melhor com outras cores e vem para dar o contraste. Você pode incluir a cor nas peças de baixo e deixar o amarelo para camisas, com uma peça statement. 

Em ocasiões formais. Aposte em looks com modelagem tradicional, de alfaiataria ao pé da letra (sem peças que quebrem totalmente o padrão do visual). Uma boa dica é usar linhas retas como sweaters, paletós e blazer. Ao escolher a cor cinza, considere tons mais claros para o dia ou para combinações mais vibrantes. Para a noite, vá de tom mais escuro/fechado e combinações mais sóbrias.

Quer receber mais conteúdos como este?
Inscreva-se abaixo. Nada de spam!

Em eventos de descontração. Esses são os mais fáceis de agregar a cor à uma composição. Você pode lançar mão das cores Pantone 2021 em combinação, com moletom ou manga longa de algodão, polo, calça skinny e tênis.

Durante as férias. Como o período de férias propõe uma descontração muito maior por conta do relaxamento, a ideia é ir com tudo no amarelo, porém dando atenção ao estilo da peça. Shorts e bermudas de sarja dão o conforto necessário para o calor e ainda servem muito bem para uma transição de ambientes.