8 sinais de que seus espermatozóides estão fortes e saudáveis

espermatozoides

Se você pratica exercícios físicos regularmente, ingere alimentos saudáveis diariamente e foge de embalagens plásticas, seus espermatozóides devem estar prontos para agir!

Leia também: Um checklist para você não esquecer da higiene do pênis

Salvo alguns casos excepcionais (e até preocupantes, eu diria), não é tão simples dizer se o seus espermatozóides são saudáveis só pelo olhar. Como de praxe, uma visita ao médico é mandatário, não só para descobrir esta questão, mas também para manter a saúde do seu órgão sexual em dia. No entanto, prestar atenção ao seu estilo de vida pode dar indicativos acerca disso. Afinal, quanto mais saudável você for, mais saudáveis serão seus espermatozóides. Claro, vale lembrar que se você não mantém uma vida tão regrada, é possível mudar o quanto antes e, segundo alguns cientistas, melhorar a qualidade do seu esperma pode ser alcançado em três meses.

/ Os sinais de saúde de seus espermatozóides

Se você trabalha seu abdome. Pesquisadores holandeses descobriram que homens com circunferência acima de 101 cm sofrem com uma baixa na concentração de espermatozóides quando comparados a outros caras com um abdome mais enxuto. Os cientistas também constataram que ter alguns pneus impacta negativamente na produção dos hormônios masculinos, essenciais na produção, fortalecimento e, acredite, na velocidade de seus espermatozóides. E nem é preciso desenvolver um tanquinho, basta garantir que a musculatura da barriga seja trabalhada constantemente e não estoque muita gordura na região.

Embed from Getty Images

Se você não se parece com um deus grego. Esta é uma boa notícia se você, assim como eu, tem uma aparência mediana. Risos. Estudiosos espanhóis e finlandeses encontraram em homens com rostos classificados como ideal masculino – ou seja, quadrados e largos – tendem a ter uma qualidade menor de espermatozóides do que rapazes com rosto mais feminino.

Se você não se parece com um deus grego. Esta é uma boa notícia se você, assim como eu, tem uma aparência mediana. Risos. Estudiosos espanhóis e finlandeses encontraram em homens com rostos classificados como ideal masculino – ou seja, quadrados e largos – tendem a ter uma qualidade menor de espermatozóides do que rapazes com rosto mais feminino.

Uma possível razão para isso: a chamada teoria da “hipótese de troca”. Simplificando, os homens têm uma quantidade fixa de hormônios disponível para dedicar às funções fisiológicas, incluíndo o sistema reprodutivo. “Portanto, se um homem consome mais recursos na produção de sêmen, ele pode ter menos recursos disponíveis para desenvolver atrativos traços sexuais secundários, como masculinidade facial”, explica Jukka Kekäläinen, autor do estudo.

Leia também: Quer mais sexo em sua vida? Sono pode ser a resposta

Se você aposta em uma dieta mediterrânea. A sua fonte preferida de proteína é de cor escura ou ultra-processada? Então, seus espermatozóides podem pagar um preço alto. Segundo trabalho da Universidade Harvard (EUA), homens que consomem muita carne vermelha apresentam uma significante queda na contagem normal de espermatozóides.

Embed from Getty Images

Neste caso, aposte em peixes, em especial o salmão, atum ou anchovas. Essas carnes são fonte de ômega-3, um tipo de gordura boa que tem potente ação anti-inflamatória e pode elevar em 65% a contagem de esperma saudável no sêmen.

Se você evita cuecas muito apertadas. Um estudo de 2012 realizado no Reino Unido constatou que usar cuecas samba-canção, ou seja, mais largas e leves, em vez de cuecas mais justas como boxer, proporciona 24% menos probabilidade de ter uma contagem de espermatozóides com baixa mobilidade – ou como os espermatozoides nadam em direção ao útero. Isso é importante porque espermatozoides lentos podem ter dificuldade em chegar ao óvulo a fim de fertilizá-lo.

Se você não foge da musculação. Pesquisadores de Harvard descobriram que homens com uma frequência de treinos de aproximadamente 15 horas semanais ou mais tinham concentração de espermatozoides 73% maior do que aqueles que não treinam, especialmente com intensidade.

Isso porque exercícios físicos não apenas ajudam a controlar seu peso – que, inclusive, pode afetar sua saúde reprodutiva – mas também podem aumentar a melhorar a função anti-inflamatória por todo o corpo.

Se você foge da combinação sofá + TV. Ainda no mesmo estudo, pesquisadores também descobriram que os caras que assistiam à TV por mais de 20 horas semanais tinham concentração de espermatozoides 44% menor do que aqueles que mantinham a televisão desligada.

Embed from Getty Images

Se sua voz não é muito grossa. Homens com voz mais graves têm espermatozoides menos saudáveis, de acordo com estudo da Universidade da Austrália Ocidental. Pesquisadores descobriram que, embora as mulheres classificassem as vozes graves como mais atraentes, uma voz rouca significa concentrações mais baixas de esperma durante uma ejaculação.

Os níveis de testosterona podem ser uma explicação possível para isso, de acordo com o autor do estudo Leigh Simmons, Ph.D. A testosterona, que está associada a diversas funções masculinas, inclusive à produção de esperma, pode, em determinado nível, suprimir a qualidade dos espermatozóides.

*Via Men’s Health

0 I like it
0 I don't like it

Sou escritor e roteirista. Minhas principais atuações são agência e atendimento a contas. Vivendo desde que nasci, adoro todo tipo de conteúdo que me ajude a ser melhor. Viciado em café, jogo tênis e tento frequentar a academia. Sigo sendo julgado pois não tenho perfis em redes sociais. Viu só?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *